Primeira Página
Imagine ser alérgico à água: Como seria a sua vida?
É uma alergia rara e que é pouco conhecida.
PUBLICIDADE
Um artigo da médica imunoalergologista Marta Chambel explica tudo. A alergia a água chama-se urticária aquagénica. É rara e pouco conhecida. É mais frequente em mulheres e os primeiros sintomas costumam aparecer na adolescência.
Não se sabe qual a causa desta alergia. Existem duas causas possíveis, que estão por confirmar: a) A alergia é provocada por substâncias que estão na água, que ao entrarem através dos poros causam a resposta do sistema imunológico; e b) O contacto das moléculas de água com a pele cria uma substância tóxica que leva ao aparecimento dos sintomas.
Os sintomas da urticária aquagénica são: aparecimento de babas/ manchas vermelhas na pele, com comichão e/ou sensação de queimadura. Aparecem principalmente no pescoço, braços e peito embora possam existir em qualquer zona do corpo; o início dos sintomas acontece pouco tempo após o início de contacto com a água. Os sintomas surgem independentemente da temperatura da água; o desaparecimento das babas/manchas 30-60 minutos após interromper o contacto com a água; algumas pessoas podem ter sintomas quando bebem água com aparecimento de manchas/babas a volta da boca ou mesmo reação anafilática (com tosse, falta de ar, desmaio).
O diagnóstico é feito aplicando no peito uma compressa molhada em água a 35 graus. Os sintomas habitualmente começam até 15 minutos após início do contacto com a compressa molhada: aparecimento de manchas, com comichão e/ou sensação de ardor, pode ler-se no Sapo Lifestyle.
Não existe cura para a urticária aquagénica. No entanto é possível controlar os sintomas.
Related Images:
PUBLICIDADE