Coimbra
Questão Coimbrã regressa esta sexta-feira para discutir a habitação
Será já esta sexta-feira, pelas 18:00, no Terreiro da Erva, com entrada livre, que terá lugar a segunda conferência organizada pela “Questão Coimbrã”, para discutir a habitação e a falta dela, os custos descontrolados e as políticas municipais que acentuam problemas.
Marisa Matias (socióloga e deputada), Jorge Gouveia Monteiro (antigo vereador da habitação na CMC) e José António Bandeirinha, arquiteto e professor catedrático da Universidade de Coimbra, serão os oradores desta conversa aberta, que conta com a moderação de Bruno Paixão, escritor e professor do ensino superior, cujo mote é “Coimbra, the right place (for all) to be” (Coimbra, o lugar certo para todos estarem), numa alusão propositada a uma campanha recente difundida pelo Município.
De acordo com a organização da Questão Coimbrã, “a Cidade histórica de que nos orgulhamos foi construída durante séculos por gente de todos os ofícios e rendimentos. Vamos deixar que se transforme num cenário sem habitantes locais, sem jovens famílias, sem crianças, relegados para as periferias por condicionalismos económico-financeiros? A crueldade social dos excessos da especulação imobiliária anda de mãos dadas com a desistência das políticas públicas que, no início deste século, chegaram a projetar Coimbra no panorama nacional. A Baixa, a Alta, toda a Cidade consolidada de ambas as margens, podem ser reabilitadas para alojar milhares de pessoas, incluindo muitos jovens que aspiram a viver aqui.”
A organização lança aos cidadãos de Coimbra o convite para virem “discutir as boas e as más experiências, para identificar os novos caminhos que reponham Coimbra como cidade inclusiva, de todos e para todos”. A sessão será feita ao ar livre, no Terreiro da Erva, na Baixa de Coimbra, e é de entrada livre.
Related Images:
PUBLICIDADE