Saúde
Quantas vezes pode comer massa numa semana?
Se optar pela versão integral, e seguir as porções recomendadas pela Roda dos Alimentos, as massas são perfeitamente compatíveis ou podem integrar uma alimentação saudável. Mas, como com todos os alimentos, é preciso consumir com moderação.
A massa é um alimento que fornece energia, sob a forma de hidratos de carbono complexos, sobretudo amido.
PUBLICIDADE
Os hidratos de carbono complexos também são chamados açúcares de absorção lenta, na medida em que são digeridos mais lentamente, e a conversão em energia ocorre de forma gradual. Esta é uma das razões pelas quais alguns atletas comem muita massa. Os açúcares de absorção lenta são preferíveis aos de absorção rápida, pois permitem manter o nível de açúcar constante. Desta forma, vai sentir menos fome após o pico de açúcar.
Uma das grandes vantagens da massa é que o irá fazer sentir-se saciado mais rapidamente e por mais tempo, sobretudo se escolher a versão integral (graças à fibra) e se cozinhar a massa al dente (porque as cadeias de amido decompõem-se menos graças ao menor tempo de cozedura). A massa também é fonte de vitaminas B e minerais como magnésio e ferro.
Quando consumimos mais calorias do que gastamos, ganhamos peso. Para o evitar e saborear um prato de massa sem se sentir culpado, siga algumas dicas que a DECO PROteste indicou: ” Escolha massa de trigo integral ou leguminosas, que contêm mais fibras e ajudam-no a sentir-se satisfeito mais rapidamente e por mais tempo. Não cozinhe a massa completamente. Deixe-a al dente, como preferem os italianos. O ideal é começar a refeição com uma sopa ou uma salada. Desta forma, satisfaz a primeira sensação de fome e terá benefícios extra de vegetais. Opte por acompanhamentos saudáveis, como um molho caseiro com muitos vegetais. Evite pão com massa. Não exagere nas porções. Uma porção normal para um adulto é de 100 gramas de massa crua, embora a quantidade possa variar, dependendo das suas necessidades individuais”.
Bem como, “aproveite o tempo para comer tranquilamente. Sente-se sempre à mesa, e não à frente da televisão. Apesar de poder comer massa (integral) todos os dias, seguindo estas dicas, o ideal é alternar nas fontes de hidratos de carbono ao longo da semana: massa integral, cuscuz ou pão, arroz integral, quinoa, aveia, entre outros. Com uma dieta variada, é garantido que o seu corpo recebe todos os nutrientes necessários”.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE