Vamos
Este Maranho acompanha com artistas de “aplaudir e gritar por mais”!
O Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã é “a receita perfeita para experimentar e conhecer um território singular, combinando iguarias de excelência, os melhores artistas nacionais, a cultura sublime da região e as suas tradições”. É desta forma que Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, apresenta o evento que é “já uma referência no panorama nacional” e que decorre entre os próximos dias 18 e 21 de julho.
O caráter eclético deste festival é salientado por Carlos Miranda, que não tem dúvidas “da experiência absolutamente singular que é visitar o Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã e desfrutar de todo o concelho durante estes quatro dias. Mais do que um certame gastronómico, o que apresentamos anualmente é uma montra da nossa região e um sinal de vitalidade que importa transmitir para todo o país”.
Segundo o edil, o festival tem “conhecido um crescimento significativo nestes últimos anos e isso deve-se a uma aposta clara e definida naquilo que é a nossa identidade e no que nos diferencia. Quem vier ao festival, tem os melhores concertos das bandas e cantores nacionais, mas também tem a possibilidade de conhecer a Sertã e o seu concelho, os seus usos e costumes e, sobretudo a sua gastronomia.”
O autarca não esconde “a importância do festival para a afirmação turística da região” e aponta o caminho para o futuro: “no Município da Sertã estamos a qualificar a nossa oferta turística e a mostrar que é possível, com uma base de trabalho séria e profissional, construir um destino de excelência”.
Para os quatro dias do festival, o programa é bastante variado. Assim, no dia 18 de julho, pelas 18h30, acontece a cerimónia de abertura, seguindo-se às 19 horas, a atuação da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense e, uma hora mais tarde, do grupo Seca Adegas. Pelas 21 horas sobe ao palco o projeto «Canta-me como Foi», composto por Paloma del Pillar e Soraia Farinha e, às 22h30, é a vez da conceituada banda Os Quatro e Meia. A noite do primeiro dia encerra com os We are the 90’s Kid’s e DJ Valelo.
No dia 19 de julho, às 12h, o showcooking da chef Joana Barrios abre o programa de atividades, seguindo-se pelas 19 horas a atuação do Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim e, duas hora depois, os Marauders. O palco principal recebe, às 22h, o conjunto Wakadelics e os lendários Táxi atuam a partir das 23 horas. Os Djs Let’s Control the 80s’ e White entram em ação quando os relógios marcarem a meia-noite.
O programa do terceiro dia do Festival de Gastronomia arranca com animação de rua na vila da Sertã, a cargo dos Brass Fusion (10h30), seguindo-se um showcooking com o chef Fábio Bernardino, pelas 12 horas. Ao final da tarde, regista-se a atuação da Escola de Acordeão da Sertã (20h), que antecede os concertos de Lika (21h), o tributo ao artista Bruno Mars (Super Mars, 22h) e o ansiado concerto de Slow J (23h). O término da noite está por conta dos Funkelada e DJ Kadiv.
No último dia, as atividades começam logo pelas 9h, com a Mini-Maratona do Maranho, que ligará as vilas de Cernache do Bonjardim e da Sertã. A tarde será dedicada às famílias, com muitas atividades para miúdos e graúdos (canoagem, jogos tradicionais, jogos infantis e insufláveis) e a atuação dos três ranchos do concelho: Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim (15h), Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim (15h45) e Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno (16h30). À noite, o cartaz conta com espetáculos da conhecida cantora Gisela João (21h30) e um concerto da Filarmónica União Sertaginense com o cantor Manuel Antunes, finalista do The Voice Portugal’24 (23h).
Ao longo dos quatro dias do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã, a área expositiva Pátio das Freguesias apresentará também uma programação própria, recriando-se tradições, usos e costumes das freguesias do concelho da Sertã. No recinto existirão ainda restaurantes, tasquinhas, bares e inúmeros stands de várias empresas locais.
Related Images:
PUBLICIDADE