Coimbra

Dia da Cidade de Coimbra marcado por homenagens e protestos

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 04-07-2024

O dia da Cidade de Coimbra foi assinalado, esta quinta-feira, dia 4 de julho, com uma Sessão Solene Comemorativa no Convento São Francisco. O evento foi marcado pela entrega de 17 distinções honoríficas e pelo protesto no exterior contra a atribuição de uma medalha à ADAV 

PUBLICIDADE

A cerimónia começou com a Entrega do Grande Prémio de Literatura Biográfica à obra “O firmamento é Negro e Não Azul – A vida de Luiz Pacheco”, de António Cândido Franco. Seguiu-se a assinatura da geminação Zamora.

Na sessão foram também entregues 17 distinções honoríficas. O objetivo foi homenagear publicamente as pessoas que contribuem para a elevação e dignificação de Coimbra e que se distingam pelo seu reconhecimento, mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade. 

PUBLICIDADE

A Medalha de Mérito Solidariedade Social, grau Ouro, foi entregue à ADAV, à APPDA, e à Fundação Sophia.

A Medalha de Mérito Empresarial, grau Ouro, foi atribuída à Matobra – Materiais de Construção e Decoração, SA. E a medalha de Mérito Empresarial, grau Prata, foi atribuída a José Reis, dono do Restaurante  “Cantinho dos Reis”, um local de paragem obrigatória na gastronomia de Coimbra. 

PUBLICIDADE

Diogo Matos Ribeiro, campeão mundial nos Mundiais do Qatar, nos 50 e nos 100 metros mariposa, foi condecorado com a Medalha de Mérito Desportivo, grau Ouro.

A Medalha de Mérito Cultural, grau Ouro, foi atribuída ao Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca, ao Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila, ao Ateneu de Coimbra, à Coletividade de Cultura e Recreio e ao JAAC – Jazz ao Centro Clube.

António da Silva Martins e Maria Odete Duarte Barreiro Buco, trabalhadores do Município de Coimbra, receberam a Medalha de Mérito Dedicação, grau Ouro pelos 50 anos de serviço. 

Carlos Fiolhais, Maria Regina Rocha, Regina Pinto Lopes (titulo póstumo), Jorge Gomes e a cruz Vermelha Portuguesa- Delegação de Coimbra foram distinguidos com a Medalha da Cidade, grau Ouro. 

Para terminar a sessão, Emilio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, discursaram para os presentes.

Emilio Torrão começou por agradecer os homenageados e proferir algumas palavras de apreço à cidade. “Coimbra é uma cidade com futuro promissor, pronta para atravessar os desafios do tempo presente e de construir um amanhã mais verde, mais próspero e mais justo para todos”, refere.

No seu discurso, o Presidente da CIM Região de Coimbra, salienta a importância da aprovação da candidatura conjunta à Iniciativa Urbana Europeia, única aprovada a nível nacional, e que “coloca Coimbra no centro das políticas europeias”. Ademais, o presidente afirma que “Coimbra tem sido um parceiro inestimável”, que contribuiu para a “dinamização de projetos comuns, desde a mobilidade de transportes, à saúde, à educação e à cultura”.

José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, afirma que captar investimento e gerar emprego têm sido o maior repto da Câmara, descrevendo estas ações como ” a única forma de catapultar Coimbra num acordo de crescimento sustentado e sustentável”.

“Coimbra está a passar por um longo processo de modernização e dinamização que vai tornar a cidade mais humana, mais cosmopolita, mais agradável, mais resiliente e com mais qualidade de vida”, refere.

A sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade de Coimbra aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 4 de julho, pelas 15:00, na Sala D. Afonso Henriques. Durante a entrega de prémios foi possível ouvir no exterior gritos de protesto contra a atribuição de uma medalha de honra à ADAV.

Relembramos que alguns eleitos municipais e munícipe também criticaram distinção da Câmara de Coimbra à ADAV, por a considerarem uma associação que se afirma contra o aborto e a eutanásia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE