Vamos

“Dentro da Casa, À Beira da Aldeia” em Penela com novo circo, teatro e concertos

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 02-07-2024

O ciclo “Dentro da Casa, À Beira da Aldeia” vai voltar a percorrer até setembro várias localidades do concelho de Penela, no distrito de Coimbra, com diversas propostas culturais, como cineconcertos, novo circo ou teatro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O ciclo, promovido pelo quarto ano consecutivo pela Companhia da Chanca, arranca no fim de semana e estende-se até setembro, numa edição em que são desafiados agentes culturais “que desenvolvem o seu trabalho à margem dos grandes centros urbanos e dos maiores polos culturais”, afirmou aquela estrutura cultural sediada no concelho de Penela, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Os espetáculos vão decorrer durante todos os fins de semana de julho, 02 e 31 de agosto e de 18 a 22 de setembro, procurando assegurar “experiências artísticas democráticas” às populações de pequenas localidades do concelho.

O ciclo arranca com um concerto da N-Semble da Sociedade Filarmónica Penelense, na aldeia das Cerejeiras, no domingo, voltando a atuar a 09, no Espinhal.

Posteriormente, a Companhia da Chanca vai realizar cineconcertos ao ar livre em Fetais Cimeiros, São Sebastião e Penela, entre julho e agosto.

No Espinhal, haverá dois encontros com realizadores, em julho, com Tiago Pereira, que apresenta o filme “Onde está o Zeca?”, e David Rebordão, que leva até àquela vila cinco curtas da sua autoria, incluindo “A Curva”, obra que se tornou viral há cerca de 20 anos.

Ainda durante o mês de julho, a companhia de Oliveira do Bairro We Tum Tum, um grupo que cria música “ao vivo com malabarismo e objetos do dia-a-dia”, apresenta “CRASSH_DuoCircus”, no Espinhal e na Chanca.

No último fim de semana de julho, a companhia Peripécia Teatro, da aldeia de Adoufe, Vila Real, apresenta um espetáculo concebido a partir de máscaras de madeira do Carnaval de Lazarim, e, já em agosto, a coreógrafa Carlota Lagido vai apresentar o espetáculo “Atlas”, em Alfafar, localidade de Penela onde criou a associação Lugar do Meio.

O ciclo encerra com o ‘clown’ belga Joseph Collard, que apresenta, de 18 a 22 de setembro, o espetáculo “Zic-zag”.

“Collard foi artista do Cirque du Soleil e o seu espetáculo a solo já correu a Europa, Canadá, Brasil e Japão. Aos 70 anos, Collard é reconhecido como um mestre do humor visual”, salientou a Companhia da Chanca, referindo que o espetáculo irá percorrer instituições e freguesias do concelho.

A Companhia da Chanca é dirigida por André Louro e Catarina Santana, artistas que se mudaram para a Chanca em 2015, onde criaram aquela estrutura cultural.

O ciclo é coproduzido com a Casa Família Oliveira Guimarães, de Espinhal, e conta com o apoio da Direção Geral das Artes, da Câmara de Penela e das juntas de freguesia do concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE