Economia
Pare, veja e aprecie. Vem aí um novo Alfa Pendular.
Os comboios Alfa Pendular da CP vão beneficiar de uma remodelação profunda, que será executada pela EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário S.A. Esta intervenção será iniciada em 2016, abrangendo o total da frota de 10 comboios Alfa Pendular.
As intervenções a realizar, bem como o novo design interior e exterior do Alfa Pendular foram apresentados hoje, na sede da EMEF.
Os comboios Alfa Pendular irão beneficiar de uma intervenção a vários níveis, melhorando o conforto e a segurança dos passageiros, em particular através da introdução de novos bancos e materiais de revestimento, novos sistemas de iluminação, remodelação do Bar e dos WCs.
No âmbito desta intervenção nos comboios Alfa Pendular serão realizadas também manutenções mecânicas e hidráulicas.
A nova geração do Alfa Pendular reforça também o seu posicionamento como um meio de transporte que permite a continuação do trabalho ou o usufruto de experiências multimédia: serão melhoradas as condições de acesso Wi-Fi às redes de comunicações móveis e todos os bancos terão tomadas elétricas individuais.
Os primeiros comboios Alfa Pendular da CP iniciaram o serviço em 1999, tendo entretanto percorrido mais de 41 milhões de quilómetros e transportado cerca de 26 milhões de passageiros.
A realização do projeto irá envolver mais de 60 trabalhadores da EMEF e conta ainda com a participação de vários prestadores de serviços nacionais especializados. A incorporação de tecnologia, materiais e serviços nacionais permitirá, assim, reforçar as competências da indústria no setor dos transportes e, em particular, na construção e manutenção de equipamentos ferroviários e similares.
O presidente da CP e da EMEF, Manuel Queiró, salienta “a importância que o serviço prestado pelos comboios Alfa Pendular tem para a afirmação da competitividade da CP no transporte nacional de passageiros no longo e médio curso, traduzindo-se esta remodelação num incremento significativo para o conforto e a qualidade da experiência de viagem que os passageiros da CP tanto valorizam.”
Já o Diretor Geral da EMEF, Castanho Ribeiro, sublinha “o contributo deste projeto na afirmação da EMEF enquanto centro nacional de competências, especializada na manutenção industrial, contribuindo para reforçar o portfólio de serviços que a empresa poderá vir a prestar a clientes internacionais”.
A execução desta remodelação acontecerá nas oficinas da EMEF no Entroncamento, representando um investimento que ronda os 18 milhões de euros por parte da CP. O processo de intervenção terá uma duração de cerca de 3 meses em cada um dos dez comboios Alfa Pendular que compõem a frota.
A EMEF SA desenvolve a sua atividade na área da metalomecânica ferroviária. Criada em 1993, surge como resultado da autonomização da área industrial da CP destinada à reparação e reabilitação do material circulante. Desde então tem vindo a alargar as suas áreas de intervenção, quer em termos de indústria, quer em termos geográficos, atuando também em território internacional.
Related Images:
PUBLICIDADE