Região

Escola Superior de Tecnologia e Gestão com novas instalações e residência em Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 01-07-2024

A Câmara de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, apresentou hoje as novas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, e a residência de estudantes. O valor da empreitada ronda os 10 milhões de euros.

“Construímos gradualmente um projeto que reforça a Escola Superior de Tecnologia e Gestão como o posto avançado do Instituto Politécnico de Coimbra no interior da região centro”, disse hoje o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

PUBLICIDADE

publicidade

“Acreditamos na força destes projetos e acreditamos na força transformadora que estes terão na cidade”, uma vez que permitem “pensar estruturalmente em atrair e fixar os alunos na oferta formativa que se quer dinâmica e dialogada com o território e com os agentes económicos da região”, afirma o mesmo.

Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, refere a necessidade de “descentralização do politécnico” que se vê, em parte concretizada com a criação da Escola Superior de Oliveira do Hospital e, agora, com a concretização destes dois projetos. 

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, refere ainda que é impossível desenvolver o ensino superior “se não formos capazes de atrair os estudantes e os integrar na cidade”, salientando, assim, a necessidade das novas instalações da Escola Superior continuarem a ser no centro de Oliveira do Hospital. 

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH), que será construída no atual edifício da escola do primeiro ciclo de Oliveira do Hospital, vai permitir aos alunos ter novas instalações, preparadas com um campo desportivo, uma biblioteca e gabinetes de apoio à empregabilidade. As novas instalações vão proporcionar quase o dobro de espaços de aula, assim como um auditório de cerca de 150 lugares, que irá permitir a realização de eventos de natureza cientifica e pedagógica em Oliveira do Hospital. 

A residência universitária, por sua vez, contará com 55 quartos, sendo 41 deles duplos, nove individuais e cinco individuais adaptados. Situada no antigo Hotel São Paulo, a residência terá quatro pisos onde poderemos encontrar arrecadações, lavandaria, rouparia, parque de bicicletas interior e salas de estudo.

PUBLICIDADE

publicidade

O prazo de construção da residência é de um ano, e é esperado que em setembro de 2025 esta já esteja disponível para os estudantes que ingressam no Ensino Superior. Relativamente à escola não é possível ainda dar uma data.

Em direto ao Notícias de Coimbra, Jorge Conde destaca a importância da criação da residência universitária, uma vez que “a Escola de Oliveira do Hospital perde muitos alunos por falta de alojamento”. 

Já José Francisco Rolo, presidente da Câmara, reafirma o “longo processo de diálogo” e a “a aposta do Instituto Politécnico de Coimbra em reforçar o papel de posto avançado que têm a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital”.

Para o presidente, este projeto aproveita-se do dinamismo associado ao ensino superior “para gerar dinâmicas económicas, de animação, e sociais” que permitem a “revitalização do próprio ambiente urbano da cidade”.

A apresentação do projeto aconteceu esta segunda-feira, dia 1 de julho, pelas 10:30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e à sessão presidiu Jorge Conde, Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, José Francisco Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital e Luís Filipe, Representante da CCDR. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE