Cidade
Voluntários europeus deram sorrisos e cartas de amor a Coimbra
Um grupo de jovens de sete países europeus, atualmente voluntários em instituições portuguesas, estiveram juntos ontem (18 de janeiro) em Coimbra, num evento promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), mas que fizeram questão de abrir a toda a cidade e aos seus habitantes.
PUBLICIDADE
Assim, e depois de uma manhã passada no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, em que realizaram diversos jogos e um convívio com colaboradores e utentes da APCC, estes voluntários partiram à descoberta de alguns dos locais mais emblemáticos de Coimbra, levando com eles para distribuir muitos abraços grátis e cartas de amor.
Primeiro na Baixa e depois na Praça da República e na Alta universitária, apresentaram-se a quem passava e conseguiram provocar muitos sorrisos e gargalhadas, sem que a língua ou o mau tempo chegassem a constituir barreira alguma.
O dia terminou com um jantar e convívio intercultural dos voluntários europeus.
Este “Dia de Pronoia” – um conceito segundo o qual se acredita que o mundo inteiro conspira em nosso favor – juntou voluntários entre os 17 e os 30 anos, que chegaram a Portugal vindos de Espanha, Alemanha, Turquia, Polónia, Bulgária, Bélgica e Dinamarca. A dinamização foi dos voluntários europeus que a APCC acolhe desde agosto do ano passado: Conchi Ortuño, Lisa Plank, Nensi Jakovic e Miran Petrusic.
Todos estes jovens escolheram realizar um período de voluntariado em Portugal, integrados no Serviço Voluntário Europeu, ao abrigo do programa Erasmus +. Na APCC, este projeto designa-se por “Holding Hands With Other Abilities” e, desde o seu início, já acolheu cerca de três dezenas de participantes, de vários países europeus.
Related Images:
PUBLICIDADE