Coimbra

“Conimbricense morto, conimbricense posto” no Dragão

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 05-06-2024

Imagem: Portal dos Dragões

O treinador Vítor Bruno chegou a acordo com o FC Porto para comandar a equipa da I Liga portuguesa de futebol nas próximas duas épocas, substituindo Sérgio Conceição.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O vínculo extensível até junho de 2026 será formalizado na sexta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto, em horário a definir, numa sessão com a presença do presidente portista André Villas-Boas.

Vítor Bruno, de 41 anos, tinha sido adjunto dos ‘dragões’ nas últimas sete temporadas e estreia-se agora como treinador principal, na sequência de uma polémica e mediatizada rutura laboral com Sérgio Conceição, cujo percurso técnico acompanhou desde o início.

Francisco Andrade recorreu à sua página do facebook para deixar uma mensagem ao filho do antigo técnico Vítor Manuel no dia em que a imprensa anuncia que Vítor Bruno é novo treinador do FC Porto, sucedendo a Sérgio Conceição.

“Soube há muito, através do que fui notando no teu crescimento como treinador, que irias voar sozinho nessa complexa carreira”, começa por escrever.

“A tua lealdade, competência, entrega total que demonstraste ao longo de sempre, com o teu chefe de equipa, não poderá nunca ser posta em causa pois foi visível a todos”.

“Quando transmitiste ao teu chefe de equipa[Sérgio Conceição] que irias assumir ser treinador principal (sem saberes onde) fizeste o que é normal e o que se impunha a quem tem ambição e não quer desprezar os anos que tiveste de formação”, acrescenta a figura incontornável da Académica e de Coimbra.

“A tua postura ao longo dos anos mostrou a tua firmeza de caráter e dignidade profissional”, remata o antigo técnico, lembrando ao jovem treinador  que o “pai pode ser um exemplo”.

Natural de Coimbra, o filho do histórico treinador Vítor Manuel fez toda a formação enquanto futebolista na Académica, mas a transição a sénior não teve o sucesso esperado.

Em 2009, depois de passagens por clubes como o Vigor Mocidade, Tourizense ou Valonguense, Vítor Bruno, com apenas 27 anos, deixou as quatro linhas e aventurou-se na carreira de treinador.

Estreou-se nas funções de adjunto nos angolanos do Interclube, na companhia de Augusto Inácio. Ainda nesse ano, acompanhou o seu pai na equipa técnica do 1.º de Agosto, também do Girabola.

Na temporada 2009/10 voltou a trabalhar com Augusto Inácio na então primodivisionária e já extinta Naval 1.º de Maio e no Leixões, do segundo escalão, na época seguinte.

Depois de 13 anos e 11 troféus conquistados, Vítor Bruno prepara-se para substituir o “mestre” no comando técnico dos ‘dragões’, onde irá assumir protagonismo pela primeira vez na carreira.

O contrato em vigor terminará em 30 de junho, sendo que Sérgio Conceição, de 49 anos, abandona o FC Porto na companhia do adjunto Siramana Dembélé, dos treinadores de guarda-redes Diamantino Figueiredo e Vedran Runje ou do fisiologista Eduardo Oliveira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE