Portugal

Mau tempo deixa 20 famílias desalojadas nos Açores

Notícias de Coimbra com Lusa | 7 meses atrás em 04-06-2024

Vinte famílias tiveram de ser realojadas na Ribeira Grande, nos Açores, devido à forte chuva que se registou ao final da tarde de segunda-feira e que provocou também estragos em viaturas e estabelecimentos, disse hoje o autarca local.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Seguramente temos mais de 20 casos registados de danos em moradias. Há também muitos danos quer em vias públicas, quer em viaturas”, disse o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, à agência Lusa, acrescentando que “não há registo” de feridos.

Segundo Alexandre Gaudêncio (PSD), a situação ocorreu “entre as 17:00 locais (18:00 em Lisboa) e as 17:45 locais” de segunda-feira e, “no total, foram registas 44 ocorrências”, muitas delas inundações em moradias, “algumas das quais não ofereciam condições para que os agregados familiares passassem a noite”.

O autarca da Ribeira Grande indicou que “a maioria dos realojamentos foram assegurados por familiares” e “apenas uma família teve de ser realojada num alojamento local”.

O autarca disse também à Lusa que o “fenómeno atmosférico que se abateu sobre a costa sul da Ribeira Grande”, apelidado de “tromba de água”, provocou danos em viaturas, em concreto nas freguesias de Matriz e Riberinha.

“Ninguém estava à espera. Durante este período abateu-se sobre a Ribeira Grande uma carga de água na costa sul da cidade. A maior pluviosidade provocou um enchimento das linhas de água, nomeadamente na ribeira da Ribeira Grande e na ribeira da Ribeirinha, situação que fez com que as linhas de água transbordassem no centro da cidade e na freguesia da Ribeirinha, concretamente no lugar de Gramas e centro de freguesia”, descreveu à Lusa Alexandre Gaudêncio.

Após uma primeira análise, realizada na segunda-feira, hoje a autarquia continua “com equipas no terreno para fazer o levantamento dos estragos”, adiantou, explicando que, além da Câmara, têm estado no terreno desde a primeira hora meios das juntas de freguesia, bombeiros e PSP.

“Independentemente das nossas esquipas estarem no terreno, vamos disponibilizar ainda hoje um formulário ‘online’ onde qualquer pessoa pode enviar os danos que tiveram para que possamos rapidamente fazer essa contabilização e ativar rapidamente os meios que estão ao nosso dispor”, indicou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande disse ainda que continuam os trabalhos de limpeza das vias.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE