Cinema

“Arménio” de António Ferreira vai ser filmado em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 26-05-2024

O Município vai apoiar com 15 mil euros o filme “Arménio”, do realizador António Ferreira, integralmente rodado na cidade e feito, na quase totalidade, por técnicos e elenco de Coimbra. O processo vai, para deliberação, à reunião do Executivo de 27 de maio.

Segundo a informação dos serviços, há “interesse público municipal subjacente ao projeto cinematográfico de criação, produção e realização do filme ‘antónio ferreira e afirmará a cidade de Coimbra como território inserido em circuitos urbanos de cinema, diferenciador e procurado para a produção, realização e vivência de experiências cinematográficas partilhadas pelos intervenientes, de forma única, singular e de elevada qualidade”.

PUBLICIDADE

A história do filme gira em torno da personagem Arménio, um octogenário ex-combatente do Ultramar, que mora com o seu cão Sócrates num pacato bairro na periferia da cidade. Viúvo e pai de dois filhos que vê cada vez menos, Arménio vai levando uma vida regrada entre a ida ao minimercado, o café depois do almoço ou o jogo de sueca aos sábados, sempre acompanhado pelo cão Sócrates.

António Ferreira nasceu em Coimbra, em 1970. Já conquistou 40 prémios internacionais em mais de uma centena de festivais de cinema nos cinco continentes. Em 1994, ingressa na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Em 1996, muda-se para a Alemanha para estudar na Academia de Cinema e Televisão de Berlim. Em 2000, ganha notoriedade com “Respirar (debaixo d’água)” que o levou até ao Festival de Cannes e com a qual ganhou vários prémios em diversos festivais internacionais. Em 2002, estreia a longa-metragem “Esquece tudo o que te disse” um dos filmes portugueses mais vistos nesse ano.

Em 2007, estreia a curta-metragem “Deus Não Quis”, com a qual ganha mais de uma dezena de prémios internacionais. Em 2010, estreia a sua segunda longa-metragem “Embargo”, uma adaptação de José Saramago, uma coprodução entre Brasil, Portugal e Espanha. Em 2011, encena a sua primeira peça de teatro “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, de Fassbinder, para o Teatro Nacional D. Maria II.

Em 2012, realiza o filme “Posfácio nas Confecções Canhão”, a convite de Guimarães Capital Europeia da Cultura. É membro fundador da Academia Portuguesa de Cinema (APC) e da Associação de Produtores de Cinema e Audiovisual (APCA). Juntamente com a produtora Tathiani Sacilotto, dirige a Persona Non Grata Pictures, Lda. Na sua carreira, António Ferreira conta com seis filmes realizados e mais de trinta produzidos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE