Região
Rádio Observador compra mítica Emissora das Beiras. Discos pedidos “viram” notícias
Imagem: Maria Helena, sócia e "a menina" dos discos pedidos na Emissora das Beiras
“Analisado o requerimento do operador Ao Tom Dela (Rádio), Lda., para a transmissão da totalidade do seu capital social a favor da sociedade Observador On Time, S.A., o Conselho Regulador dda Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), delibera deferir o pedido de autorização prévia, nos termos requeridos”
Esta deliberação coloca um ponto final da mítica Emissora das Beiras que passa a emitir programação da Rádio Observador.
A Emissora das Beiras, que emite há 85 anos a partir do Caramulo, no concelho de Tondela, foi comprada pela Observador On Time, proprietária da Rádio Observador, constatou NDC na página da ERC.
A partir de 01 de junho e até que seja feita a transição para o novo grupo de comunicação social, a rádio do concelho de Tondela, distrito de Viseu, funcionará num formato de “serviços mínimos”.
Os programas que durante décadas caracterizaram a Emissora das Beiras já não se irão ouvir, explicou uma fonte antes se conhecer o comprador
“A decisão, difícil de tomar, acontece porque, na verdade, nada dura para sempre, chegando assim a hora de darmos a voz a outras pessoas e a novos projetos”, pode ler-se num comunicado colocado na página da Emissora das Beiras, que completou 85 anos na segunda-feira.
Assim, deixará de se ouvir a voz de Maria Helena Rodrigues, que chegou a esta rádio em abril de 1966, com apenas 13 anos. Começou por fazer trabalhos administrativos e arrumar os discos na discoteca até que, em janeiro de 1970, se estreou como locutora.
O marido de Maria Helena, Lopes da Rosa, que começou a dedicar-se à rádio em 1976 por carolice e depois foi seu gerente e diretor de programas, faleceu em agosto de 2023.
“Com ele, partiu também parte da alma desta rádio que foi, durante 85 anos, o orgulho de todos os beirões e que, a partir do próximo mês de junho, deverá seguir um novo rumo”, refere o comunicado.
Joaquim António Seabra foi quem deu início ao projeto radiofónico – na altura com o nome de Emissora das Beiras/Rádio Pólo Norte – em 1939, num quarto de um sanatório
A rádio que funcionava em Onde Média, também adotou a designação Rádio Clube do Centro – Emissora das Beiras, tendo acabado por falir na altura em surgiram centenas de rádios “piratas” em FM.
Uns anos depois, foi criada Ao Tom Dela (Rádio), que concorreu e venceu o concurso para atribuição de frequência em FM no concelho de Tondela.
O casal Lopes da Rosa e Maria Helena, antigos colaboradores da rádio que deixou de existir em OM, foram os fundadores desta empresa que recuperou a marca Emissora das Beiras.
A Rádio Observador é uma rádio de informação que funciona 24 horas por dia, com noticiários de meia em meia hora.
Tem emissores no Seixal, Amadora, Rio Maior, São João da Madeira e Vila do Conde, a que junta este emissor do Caramulo, que permite cobrir uma parte da A1 e fazer a ponte entre Sul e o Norte.
Related Images:
PUBLICIDADE