Há muitos conselhos sobre o que se pode fazer quando se deixa cair o telemóvel na água. Mas o que é que deve realmente fazer?
A Apple entrou recentemente no debate quando publicou um aviso que incluía uma advertência contra a utilização de arroz. Eis algumas coisas a ter em conta da próxima vez que o seu telemóvel tiver um encontro involuntário com um líquido.
PUBLICIDADE
“Secar o exterior com uma toalha ou um pano limpo, ou mesmo com a manga da camisa – qualquer coisa que seja absorvente. Retire o cartão SIM e o suporte. Se possível, retire a caixa traseira e a bateria para as secar. Além disso, se possível, desligue o telemóvel. Os iPhones não podem ser desmontados, pelo que a Apple recomenda que o toque suavemente contra a sua mão com as portas de ligação viradas para baixo para que o líquido possa sair. A Samsung, que é o maior fabricante de telemóveis Android, recomenda a utilização de um cotonete para retirar a humidade da entrada dos auscultadores e da porta de carregamento.
Em contrapartida, a Apple diz que os cotonetes não devem ser inseridos nas aberturas do iPhone. Se não for água, mas outro líquido – uma bebida, água do mar ou água de piscina com cloro – a Samsung aconselha a mergulhar o telemóvel em água limpa durante alguns minutos e depois enxaguá-lo para se livrar de quaisquer impurezas ou salinidade que possam acelerar a corrosão dos circuitos internos. Ambas as empresas dizem que é melhor deixar o telemóvel numa área bem ventilada (talvez com uma ventoinha) para o secar. A Google diz para deixar o dispositivo a secar à temperatura ambiente”, pode ler-se na Men’s Health.
A melhor opção é o gel de sílica, um agente secante que pode absorver muita humidade. As esferas de gel de sílica encontram-se normalmente em pacotes que são incluídos em produtos como carne seca, folhas de algas ou ténis para os manter secos. Também é possível comprá-las a granel na internet. Funciona melhor se as colocar numa caixa hermética com o seu telemóvel, aconselha.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE