Saúde

O que acontece se comer um abacate todos os dias?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 30-05-2024

Imagem: Pexels

O consumo desta fruta tem aumentado exponencialmente nos últimos anos devido ao seu sabor inconfundível e aos benefícios para a saúde associados.

PUBLICIDADE

publicidade

Além das inúmeras propriedades, sempre teve fama de ser muito calórico, pelo menos quando comparado a outras variedades de frutas ou vegetais.

PUBLICIDADE

Na verdade, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Heart Association, comer um abacate por dia durante seis meses não tem efeito sobre a gordura abdominal, a gordura do fígado ou a circunferência da cintura em pessoas com sobrepeso ou obesas.

Além disso, a ingestão diária desta fruta revelou ter um impacto importante na saúde cardiovascular. “A adição de um abacate por dia neste estudo não gerou ganho de peso e causou uma ligeira diminuição no colesterol LDL, que são descobertas importantes para uma saúde melhor”, explica Penny Kris-Etherton, professora da Universidade da Pensilvânia (EUA), o que também confirma que aqueles que comiam abacate diariamente tinham geralmente uma alimentação melhor.

Está associado a um menor risco de sofrer de diversas doenças, nomeadamente doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro. Portanto, comer um abacate por dia não só é positivo porque não tem impacto no peso corporal nem na gordura abdominal e reduz o colesterol total e o colesterol LDL, mas também porque nos ajuda a tomar melhores decisões.

O abacate é muito rico em micronutrientes como magnésio, potássio e cálcio, todos minerais que promovem uma melhor saúde dos músculos e ossos, e também possui alto teor de luteína, um pigmento da família dos carotenóides com propriedades anti-inflamatórias e que demonstrou ser eficaz contra a deterioração cognitiva, conta a Men’s Health.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE