Coimbra
Escola Superior de Enfermagem em projeto de parceria europeia na simulação em Saúde
Investigadores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) integram um projeto internacional de cooperação em matéria de inovação e boas práticas de simulação em Saúde, que, até 2018 (três anos de vigência), será financiado pelo programa “Erasmus +” (Ação-chave 2) da União Europeia.
SimuCarePro (“Simulação em Saúde para o desenvolvimento de uma parceria entre estudantes e profissionais na formação médica e de Enfermagem”) é o nome do projeto, que resulta de um consórcio de seis instituições de quatro países: Bélgica (entidade proponente), França, Portugal e Roménia.
PUBLICIDADE
Este é um projeto de parceria estratégica que vai permitir às organizações envolvidas – Haute Ecole Libre Mosane (HELMo), Institut Supérieur de Soins Infirmiers Galilée (ISSIG) e Initiatives pour une Formation Efficace (INFOREF), pela Bélgica; Département de Simulation en Santé ILUMENS – Université Paris-Descartes, pela França; ESEnfC, por Portugal; Universitatea de Medicina si Farmacie Iuliu Hatieganu de Cluj-Napoca, pela Roménia – melhorarem a oferta educativa e formativa e partilharem práticas inovadoras.
De acordo com as instituições reunidas neste projeto, «o recurso à simulação em saúde tornou-se prática comum em hospitais e instituições de formação. Mas, até à data, é evidente uma compartimentação no uso que dela é feito e uma falta de ferramentas que permitam avaliar o impacto da simulação na aprendizagem das habilidades necessárias para uma gestão otimizada dos cuidados aos pacientes».
O SimuCarePro pretende, pois, desenvolver instrumentos de formação no domínio da simulação de saúde, que visam otimizar as competências dos cuidadores e, por consequência, a qualidade do atendimento aos doentes reais.
«O projeto inclui a mobilidade internacional de docentes, o trabalho em parceria com diferentes disciplinas e estudantes, uma forte ligação aos contextos clínicos e um foco na utilização das tecnologias e na melhoria das respostas em saúde aos cidadãos.
Assim, esta participação ajuda a potenciar o que cada parceiro já faz, com aquilo que aprende e desenvolve na parceria com os outros», explica o professor doutor José Carlos Martins, que coordena a equipa de investigadores da ESEnfC no SimuCarePro, composta, ainda, pelos professores Isabel Fernandes, Luís Oliveira, Rui Baptista e Verónica Coutinho.
A criação de cenários de simulação relevantes (adequados à realidade clínica) e validados pelos profissionais da formação, da investigação e da saúde, a construção conjunta de protocolos de cuidados para as instituições de formação e para os profissionais de saúde e a organização de um simpósio internacional sobre simulação em Saúde, são algumas das realizações previstas no âmbito do projeto SimuCarePro.
Related Images:
PUBLICIDADE