Região
Arganil investe mais de meio milhão de euros em alojamento urgente temporário
A Câmara de Arganil vai investir mais de meio milhão de euros para transformar duas antigas escolas primárias e um antigo posto médico em alojamento urgente e temporário para pessoas em situação de emergência.
Em declarações à agência Lusa, o presidente daquela autarquia do interior do distrito de Coimbra, Luís Paulo Costa, disse que as três unidades, duas delas já em obra, vão poder acolher quatro famílias.
O investimento efetuado no âmbito da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário é totalmente suportado pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em obras estão já as antigas escolas de Torrozelas e de Sanguinheda, nas freguesias de Arganil e de São Martinho, seguindo-se brevemente a reabilitação do edifício do antigo posto médico de Sarnadela, na freguesia de Pombeiro da Beira.
“Esta é uma resposta nova, de âmbito nacional, para situações que aconteçam em Arganil ou noutro concelho, porque o que tínhamos eram respostas informais”, salientou o presidente da Câmara.
Segundo o autarca, as obras deverão estar concluídas dentro de seis a nove meses.
Este investimento insere-se na Estratégia Local de Habitação de Arganil, que, além da Bolsa de Alojamento Urgente e Temporário aposta na habitação social ou requalificação de espaços, através do Programa 1.º Direito, com 30 processos sinalizados, e na Habitação a Custos Controlados, em que foram considerados 80 fogos.
Related Images:
PUBLICIDADE