Primeira Página

Astrofotógrafos figueirenses captam “fascinante aurora boreal”

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 11-05-2024

“Foi fascinante e de uma rara intensidade a aurora boreal” que iluminou, na noite desta sexta-feira, 10 de maio, os céus em Portugal. A descrição é feita por Miguel e Maria Marques que se decicam há seis anos à astrofotografia.

“O momento foi captado em Celorico da Beira”, relata o astrofotógrafo figueirense, recordando que “depois do Rally de Portugal em Arganil, um compromisso este sábado”, fez com que o casal figueirense pernoitasse nesta localidade.

PUBLICIDADE

publicidade

“Após um dia emocionante de rally chegamos a casa e estávamos prestes a descansar quando aquele último scroll da noite mostra a intensa atividade solar que se podia refletir no vislumbramento de auroras boreais”, salienta.

“Agarramos a câmara com a última bateria que ainda nos sobrava e fomos até à Barragem de Bouça Cova para tentar a nossa sorte”

Miguel fala em uma hora de absoluto deslumbramento no céu, no qual era nítido ver o fenómeno luminoso. “Ao início um tom rosado, mas a intensidade da aurora quase triplicou”.

A dupla da Figueira da Foz que é proprietária da MARQUES Photography esteve na Islândia, onde fotografaram auroras boreais, mas não se compara ao que assistiram cerca das 00:00 no interior de Portugal.

“Foi fascinante poder vê-las e com tanta intensidade no nosso próprio país“, relatam, assegurando que nos países nórdicos predominam os tons verdes nestes fenómenos luminosos.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois de um dia cansativo, um momento que imortalizaram com a câmara fotográfica”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE