Região

“Elas São 5 Milhões” em Coimbra: Um manifesto a viva voz

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 10-05-2024

A Casa da Esquina estreia no sábado, no Convento São Francisco, em Coimbra, “Elas São 5 Milhões”, espetáculo com um coro de 45 mulheres que viaja pelo texto “Revolução de Mulheres”, de Maria Velho da Costa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O espetáculo “é um manifesto a viva voz que partiu da ideia de trabalho vocal sobre o texto ‘Revolução de Mulheres’, de Maria Velho da Costa”, afirma a Casa da Esquina, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Com encenação de Helena Faria e Filipa Alves, um coro de vozes de 45 mulheres interpreta aquele texto escrito há quase 50 anos, mas não se ficará por aí, havendo também uma viagem a partir dessa obra, resgatando “outras histórias de outras mulheres”.

“Este texto, tão longínquo no tempo quanto atual, marca os tempos em que estamos sempre a começar, pois as lutas pela igualdade continuam na ordem do dia, porque apesar de todas as evoluções, há sempre um pau na engrenagem que a impede de funcionar”, afirma a Casa da Esquina.

O espetáculo, que irá ser apresentado na Black Box do Convento São Francisco, parte do texto de Maria Velho da Costa sobre um sujeito coletivo “Elas”, que em cena ganha forma pelo coro de mulheres.

“As atividades do quotidiano, as relações socioculturais, as condições económicas, as dores de parto, os sonhos rasgados ou secretos, continuam a ter contornos pesados de frustração nas vidas das mulheres”, vinca a Casa da Esquina.

Se no texto de Maria Velho da Costa, falava-se das vidas de quatro milhões de mulheres, o espetáculo acrescenta mais um milhão, “tantas quantas cresceram nestes anos de democracia”, refere.

“Juntamos também as vozes e histórias de mulheres reais ou ficcionadas, cruas. Todas elas vítimas de uma sociedade patriarcal formatada por uma mentalidade machista que teima em se manter. Como se a história das mentalidades e das práticas estivesse sempre a sofrer retrocessos. Todas elas a precisar de um grito em voz alta”, salienta.

Para além do coro de 45 mulheres, o espetáculo conta com a interpretação por parte das atrizes Cláudia Carvalho, Gracinda Nave, Helena Faria, Joana Pupo e Teresa Faria.

O espetáculo, com duração de uma hora, vai decorrer às 21:30.

Os bilhetes custam entre seis e oito euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE