Região
“O Duelo” de Inês Oliveira vence Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância
O livro “O Duelo”, de Inês Viegas Oliveira, venceu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2024 (nona edição), ao qual concorreram 247 obras, de 77 editoras e 23 edições de autor.
A escolha da autora algarvia pelo júri teve em consideração que a obra se “caracteriza pela atualidade e perenidade do tema, num indeclinável apelo à paz e à não-violência, abordado segundo uma ótica reflexiva e humanista”, anunciou a instituição de Coimbra, em comunicado.
“Responsável pela escrita e pela ilustração e combinando as duas linguagens num álbum narrativo puro, a autora evidencia, no plano pictórico, originalidade, qualidade plástica, bem como versatilidade de traço e figuração que conferem ao seu trabalho enorme poder de sugestão”, frisou a Fundação Bissaya Barreto.
Para o júri – constituído por José António Gomes, Rui Marques Veloso e Lúcia Santos – “o objeto livro final configura uma apreciável unidade de texto literário, imagem e design gráfico”.
A narrativa parte de dois homens que decidem marcar um duelo para resolver uma longa discussão, mas o desenrolar da história encaminha o leitor a seguir um deles, à medida que se afasta do opositor e se aproxima do que o rodeia, a natureza e a vida humana no planeta.
A ideia do livro surgiu no âmbito da participação no projeto europeu “Every Story Matters”, que promove a inclusão através das histórias e dos livros.
Há cerca de um ano, Inês Viegas Oliveira explicou à agência Lusa que, no processo criativo, sentiu-se bloqueada em contar uma história que qualquer criança pudesse compreender, porque partia de uma posição privilegiada: “Ter casa, ter comida na mesa, sentir-me respeitada, ter amigos à minha volta, sentir que estou integrada na sociedade”.
“Desse lugar adveio-me esta ideia; se calhar em vez de estar a fazer um livro sobre uma coisa que não conheço, se calhar vou criticar esta tendência que nós, sociedade branca, temos para ficar chateados com coisas que não interessam para nada”, constatou.
Criado em 2008, o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância tem o duplo objetivo de contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização da dimensão estética do livro.
O prémio, no valor pecuniário global de 5.000 cinco mil euros é atribuído, em conjunto, aos autores da obra selecionada – texto e ilustração.
A obra “O Duelo”, editado em 2022 pela editora Planeta Tangerina, foi o primeiro livro de Inês Viegas Oliveira, que nasceu em Tavira em 1995 e vive em Lisboa, sendo licenciada em Física e pós-graduada em Ilustração.
Em 2023, a autora venceu, por unanimidade, o Prémio Nacional de Ilustração com o mesmo livro, com o júri a elogiar a “singular relação do texto com as ilustrações, a originalidade gráfica” e a “riqueza plástica”.
Related Images:
PUBLICIDADE