Universidade

Investigadores de Coimbra lançam modelo de banda desenhada para ser utilizado em ações na área da saúde

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 07-05-2024

Investigadores lançam modelo de banda desenhada para ser utilizado em ações de sensibilização e investigação na área da saúde.

Uma equipa de investigação, liderada pela Universidade de Coimbra (UC), conduziu um estudo para analisar a utilização de banda desenhada na comunicação de ciência, em particular nas temáticas da área da saúde. O objetivo é criar um modelo que possa ser replicável.

PUBLICIDADE

publicidade

No artigo científico Comics in Science and Health Communication: Insights from Mutual Collaboration and Framing a Research Practice, publicado no International Journal of Qualitative Methods, a equipa interdisciplinar apresenta as várias etapas a considerar no processo de produção de uma banda de desenhada, explicando vários aspetos, que vão desde a discussão dos tópicos a destacar à criação das várias personagens e enredos.

O caso de estudo foi a banda desenhada Um Fígado Equilibrado é Meio Caminho Andado!, criada pela equipa em 2021 e editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Destinada à sensibilização para as doenças no fígado e para a prevenção e tratamento de patologias do metabolismo (como a diabetes ou a obesidade), esta transmite mensagens que incentivam a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis através de momentos de interação entre as várias personagens.

Os coordenadores do estudo, Anabela Marisa Azul e João Ramalho-Santos, investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC), avançam que este é um tema “pouco estudado e documentado”.

Anabela Marisa Azul, sublinha também a importância da banda desenhada como “recurso didático e educativo para abordar e explicar temas complexos de ciência, sobretudo quando se procura dar voz a vários interlocutores, neste caso, pessoas com doença, profissionais de saúde, investigadores, com a mesma relevância”.

A investigação foi desenvolvida no âmbito dos projetos de doutoramento de Rui Tavares e Mireia Alemany i Pagès, estudantes do Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina da UC, em colaboração com a investigadora do Centro de Estudos Sociais, Sara Araújo, e o docente da Universidade de Tilburg (Países Baixos), Neil Cohn.

PUBLICIDADE

publicidade

O estudo foi financiado por fundos nacionais, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020); e europeus, do Horizonte 2020 da União Europeia, da rede europeia de doutoramento do programa Marie Sklodowka-Curie Actions (MSCA) e do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE