Coimbra
Há mais armadilhas espalhadas por Coimbra para reduzir ninhos de vespa asiática
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Coimbra desenvolveu, em conjunto com as juntas e uniões de freguesia, um projeto piloto para a diminuição do número de ninhos de vespa asiática existentes no concelho. A iniciativa prevê a instalação de 50 armadilhas a cada freguesia, as quais se encontram a ser instaladas.
Na passada semana, os resposnsáveis realizaram uma avaliação das armadilhas instaladas na União de Freguesias de São Martinho e Ribeira de Frades. No âmbito desta visita apurou-se que cada armadilha capturou uma média de 14 vespas obreiras, não tendo sido registado qualquer vestígio de abelhas no seu interior.
A medida foi tomada após o aumento do número de ninhos de vespa velutina existentes no concelho em 2023. De acordo com a autarquia, foram registados no ano passado 774 ninhos de vespas velutinas, vulgarmente apelidadas de vespas asiáticas, face aos 493 detetados anteriormente.
A maioria das situações verificou-se nas freguesias de Santo António dos Olivais e na União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.
Para avaliar se, no final do presente ano de 2024 se verifica uma redução do número de ninhos, o serviço entregou 50 armadilhas a cada freguesia, que irão servir para capturar as vespas fundadoras, diminuindo assim a constituição de ninhos e minimizando o impacto desta espécie invasora no concelho de Coimbra.
O projeto possibilita também que os munícipes que pretendam instalar estas armadilhas nas suas propriedades possam efetuar o seu levantamento na sede da sua Junta de Freguesia, durante o horário de expediente.
Está integrado no Plano de Instalação de Armadilhas nos Municípios da CIM-Região de Coimbra, sendo as armadilhas cedidas pela CIM-RC no âmbito do projeto financiado pelo programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de recursos – POSEUR-03-2215-FC-000160: “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina no território da CIM Região de Coimbra”.
Related Images:
PUBLICIDADE