Economia

Carocha celebra 70 anos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 28-12-2015

 Foi logo após o primeiro Natal do pós-guerra, em 1945, que o primeiro Volkswagen Type 1 – o modelo conhecido como Beetle – saiu da linha de montagem, tendo sido vendidos desde então mais de 21 milhões de unidades. Até ao final de 1945, a produção total não ultrapassou os 55 veículos.a

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O início da produção em série não passou de uma operação altamente improvisada, prejudicada pela escassez de material ao longo dos meses subsequentes.

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No entanto, os primeiros veículos eram símbolos visíveis de esperança, representando um novo começo para a fábrica de automóveis que tinha ficado sob o controlo britânico. Até ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, apenas 630 unidades do “carro do povo” conhecido como o “KdF-Wagen” tinham sido construídas.

A fábrica, que viria a tornar-se na atual unidade fabril sedeada em Wolfsburgo, havia sido destinada à produção da indústria de variado armamento militar alemão no tempo da guerra.

O local foi ocupado pelas tropas dos Estados Unidos no dia 11 de abril de 1945. Em junho de 1945, o Governo Militar Britânico assumiu tutela da fábrica, incluindo a totalidade dos seus 6.000 trabalhadores.

No dia 22 de agosto de 1945, o recém-nomeado Diretor, o Major Ivan Hirst de 29 anos, recebeu um pedido inicial de 20.000 veículos, proporcionando-se a continuidade da fábrica e um novo futuro para os seus colaboradores. Este contexto foi decisivo para o término da ameaça da descontinuidade e consequente desmantelamento da fábrica.

Os veículos foram destinados principalmente para serem usados pelos Aliados no período da “Ocupação”, mas também para ajudar a fornecer serviços de cuidados de saúde nas zonas rurais. A produção média mensal foi de cerca de 1.000 veículos no período de 1946- 1947. Apenas depois da reforma monetária, em junho de 1948, começou a surgir um número significativo de compradores particulares.

 As raízes britânicas da Volkswagen são ainda hoje evidentes. Foram os britânicos que converteram a fábrica numa unidade de produção de veículos destinados à população civil, incidindo o caderno de encargos na garantia da qualidade dos mesmos. Prestaram particular atenção ao serviço e satisfação das necessidades dos clientes e criaram uma rede de concessionários que, em 1948, já abrangia todas as três zonas ocidentais da Alemanha.

O início das exportações em outubro de 1947 marcou um primeiro passo para a internacionalização. As primeiras eleições da Comissão dos Trabalhadores aconteceram em novembro de 1945, apenas seis meses após o final do conflito mundial, tendo sido introduzidos os princípios da participação democrática dos empregados na gestão da fábrica

Em outubro de 1949 a companhia Volkswagenwerk GmbH começou a ser gerida por responsáveis alemães, passando a ocupar a “pole-position” no início do milagre económico da Alemanha.

Manfred Grieger, Diretor da Volkswagen Aktiengesellschaft do Departamento Corporativo Histórico, resume: “A Volkswagen teve muita sorte com o facto do robusto Beetle ter servido para ajudar o Governo Militar Britânico a desempenhar as suas funções administrativas, bem como com o facto de ter encontrado em Ivan Hirst o homem certo para dirigir a organização.

O hábil e pragmático britânico deu à fábrica e aos seus colaboradores uma visão, motivando igualmente os militares britânicos e os trabalhadores alemães para transformar a débil capacidade produtiva num bem-sucedido negócio orientado para o mercado. O Ivan Hirst conhecia as qualidades do Volkswagen Saloon e foi capaz de as traduzir no mercado”.

 O Carocha foi um fator-chave para o desenvolvimento da democratização e mobilidade na Alemanha do pós-guerra, encontrando posteriormente um lar em muitos outros países e, consequentemente, atuando como um importante embaixador na promoção de uma imagem positiva da Alemanha.

O local da produção do último Carocha foi na fábrica de Puebla, no México, a qual foi interrompida no final de julho de 2003. Com mais de 21 milhões de veículos produzidos, o Carocha tornou-se um ícone da indústria automóvel, amado por muitos milhões de pessoas. As suas formas e traços distintivos são reconhecidos em todos os lugares.

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