Região
Cantanhede assinala 140 anos do nascimento de Jaime Cortesão
O município de Cantanhede assinala, a partir de hoje e durante um mês, os 140 anos do nascimento do médico, político e escritor português Jaime Cortesão, iniciativa integrada na segunda edição do projeto cultural “Gente da Nossa Terra”.
Jaime Cortesão nasceu em Ançã, freguesia do concelho de Cantanhede, em 1884, faz hoje precisamente 140 anos e morreu em Lisboa em 1960, aos 76 anos. Defendeu a participação de Portugal na I Guerra Mundial, chegou a servir no corpo expedicionário português como médico, participou numa tentativa de derrube da ditadura militar, acabando exilado em França, primeiro, e depois no Brasil, na II Guerra Mundial, aquando da invasão do território francês pelos nazis.
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o município de Cantanhede, localizado no distrito de Coimbra, frisou que o foco da homenagem a Jaime Cortesão “será no seu legado e na inspiração que proporcionou, assim como na análise das suas diversas expressões artísticas, especialmente nas áreas da literatura, política, ecologia, humanismo e cultura”.
A homenagem inicia-se hoje, na Quinta da Sobreira Quinhentista, em Ançã, pelas 21:00, com a conferência “140 anos sobre o nascimento de Jaime Cortesão”.
O programa que se prolonga até 29 de maio inclui exposições itinerantes, apresentação de livros, projeção de filmes, entrevistas, documentários e performances musicais, em vários locais do concelho de Cantanhede.
Incluídas na programação existirão ainda declamações de poesia, peças de teatro, caminhadas, oficinas de meio ambiente, encenações em locais simbólicos ou interpretações artísticas, entre outros ações, com o objetivo de “oferecer ao público uma variedade de atividades, para que possam apreciar diferentes conhecimentos e perspetivas, salientando a relevância do legado de Jaime Cortesão atualmente”.
O projeto “Gente da Nossa Terra” tem duração mensal “e possui uma programação multidisciplinar, incluindo diversos eventos que homenageiam personalidades marcantes na história”, assinalou Câmara de Cantanhede.
“Cada edição é inspirada numa figura distinta, destacando o seu trajeto, carreira e influência. O projeto visa promover a cultura local e destacar a importância dessas pessoas no contexto regional”, adiantou.
Nesta segunda edição do projeto, são parceiros da autarquia de Cantanhede o Grupo de Teatro Novo Rumo / Secção de Património de Ançã, a Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio da Tocha, o Laboratório de Música GroovArt, a Academia de Música de Ançã, o Centro de Estudos Musicais de Cantanhede, bem como as Juntas de Freguesia de Ançã e da Tocha e a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
Related Images:
PUBLICIDADE