Coimbra
Palácio da Justiça de Coimbra celebra 90 anos com conferência, mostra e concerto
O Palácio da Justiça de Coimbra vai assinalar o 90.º aniversário com a realização de uma conferência, um concerto e com a inauguração de uma exposição, revelou hoje a organização.
O Tribunal da Relação e o Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra organizam, no dia 06 de maio, um ciclo evocativo dos 90 anos do Palácio da Justiça, bem como um alusivo a Manuel Rodrigues Júnior, que foi professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e fundador da Ordem dos Advogados.
Manuel Rodrigues Júnior, que presidiu à cerimónia de inauguração do Palácio da Justiça de Coimbra há 90 anos, foi também o responsável pela aquisição, em 27 de janeiro de 1928, do então Palacete do Ameal, onde outrora esteve instalado o Colégio de São Tomás de Aquino, para que nele fosse instalado o Palácio da Justiça.
Para as 14:30 de dia 06 de maio está agendada a conferência “Palácio de Justiça de Coimbra – Memórias dos seus 90 anos e de um Homem que não passou”, que terá lugar no salão nobre do Tribunal da Relação de Coimbra.
A abertura estará a cargo do desembargador Carlos Oliveira, presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, enquanto o encerramento caberá ao desembargador Jorge Loureiro, presidente do Tribunal da Relação de Coimbra.
Serão intervenientes a atual secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, o jurista e historiador Luís Bigotte Chorão, o professor Paulo Mota Pinto e o juiz de direito Marco Aço Borges.
A moderação caberá ao vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva.
Logo após a conferência, pelas 17:30, será inaugurada a exposição alusiva ao edifício e a Manuel Rodrigues Júnior, no Palácio da Justiça de Coimbra.
Já pelas 21:30, terá lugar um concerto musical denominado “Concerto à Democracia”, no perímetro exterior do Palácio da Justiça.
Será realizado pelo Ensemble da Orquestra Clássica do Centro e contará com a participação da soprano Marina Pacheco e do tenor João Farinha.
O Tribunal da Relação de Coimbra está instalado, desde 27 de outubro de 1928, no edifício correspondente ao atual Palácio da Justiça de Coimbra.
Neste Palácio funciona também o Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, desde junho de 1933.
Related Images:
PUBLICIDADE