Região
Câmara de Góis entrega armadilhas para controlo da vespa asiática
O município de Góis entregou 150 armadilhas para o controlo da vespa asiática no concelho. A ação teve lugar na Biblioteca Municipal da vila e contou ainda com uma ação de sensibilização para o manuseamento deste tipo de equipamentos.
Estas armadilhas irão auxiliar a monitorização e eventualmente minimizar os efeitos prejudiciais desta espécie exótica invasora pois o combate à disseminação desta espécie invasora só será mais eficiente com a colaboração efetiva e o mais abrangente possível de entidades locais, apicultores e população em geral.
Recorde-se que na Europa, esta espécie dispersou-se rapidamente por todo o território. Nas zonas onde ocorre, podem ser observados, a partir de junho, grandes ninhos, albergando muitas centenas de vespas, localizados sobretudo em árvores e estruturas edificadas.
O principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas, contudo quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas, pois as vespas tendem a reagir a qualquer ameaça aos seus ninhos.
Para combater esta situação, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis tem-se empenhado no combate à disseminação da vespa velutina nigrithorax, cumprindo com o estipulado no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina, nomeadamente na intervenção dos ninhos identificados.
Como ta, a autarquia pede a quem encontrar um ninho de Vespa Velutina ou suspeitar que se trata de um, que deve comunicar de imediato através da plataforma STOP VESPA, onde qualquer cidadão pode referenciar o avistamento de vespa ou a localização de ninhos.
Para quem não dispõe de acesso à plataforma, pode reportar o avistamento das seguintes formas no concelho de Góis: o Serviço Municipal de Proteção Civil através do mail prociv@cm-gois.pt, telefone 235 770 110 ou linha SOS Ambiente da GNR: 808 200 520.
Related Images:
PUBLICIDADE