Cidade

Autarquia aumenta em 50% valor do fundo de emergência para apoio a excluídos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 19-12-2015

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar e votar, na sua reunião do próximo dia 21, a atribuição de 3000 euros para funcionamento, durante um ano, do fundo de emergência do Projeto de Intervenção junto das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo do Concelho de Coimbra (PISACC).

PUBLICIDADE

publicidade

sem abrigo

PUBLICIDADE

Criado no ano passado pela autarquia, este fundo de emergência beneficiou, então, de 2000 euros, montante que foi gerido pela AMI – Centro Porta Amiga de Coimbra. A nova proposta prevê que continue a ser a AMI – Centro Porta Amiga de Coimbra a administrar os 3000 euros, desde logo pela sua localização no centro da cidade.

Conforme se pode ler no relatório da AMI sobre este assunto, entre outubro de 2014 e o mesmo mês de 2015, os referidos 2000 euros permitiram disponibilizar “86 apoios financeiros para pagamento de despesas a 43 utentes”. Destes auxílios, 60 destinaram-se a aquisição de medicação, 24 foram para a compra de títulos de transportes públicos e dois para alojamento de emergência de curta duração.

O documento da AMI atesta que o fundo de emergência “se constituiu como um elemento fundamental no apoio prestado a esta camada da população que se encontra na fase mais extrema de exclusão social, uma vez que permitiu intervir de forma consistente, programada e eficiente em áreas como a saúde, o emprego ou formação, a dignificação do ser humano, a reaproximação às rotinas da sociedade formal, entre outras, e aproveitando os contributos do trabalho alargado em parceria, tendo sido possível melhorar inequivocamente a vida e as condições de bem-estar das pessoas que foram abrangidas pelo apoio”.

O PISACC engloba AMI, Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, Associação Integrar, ANAJovem, CMC, Casa Abrigo do Padre Américo, Associação a Casa, Cáritas Diocesana de Coimbra – Farol, GatUp da Cáritas Diocesana de Coimbra, Centro de Acolhimento João Paulo II, Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra e Associação Todos pelos Outros.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE