Coimbra
Penela Presépio pretende ser um exemplo de sustentabilidade ambiental
O município de Penela instalou, em colaboração com a empresa Eixo Ambiente, um equipamento que permite monitorizar e quantificar os consumos de energia elétrica no Penela Presépio.
Com este equipamento é possível realizar uma monitorização em tempo real dos consumos, custos, indicadores de desempenho, entre outros relacionados com a energia elétrica.
PUBLICIDADE
No final do evento e da monitorização será possível converter os consumos de energia elétrica totais do evento em emissões de carbono para posterior neutralização do evento, em termos de consumo de energia elétrica.
Um evento é neutro em carbono, ao nível dos consumos de energia, quando as emissões de gases de efeito de estufa provenientes do consumo energético de um evento são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.
No mês em que se realiza a cimeira do clima, “COP21”, que terá como principal objetivo, estabelecer um novo acordo internacional sobre o clima para diminuir a emissão de gases de efeito de estufa, o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100, o município de Penela pretendeu utilizar o evento do Penela Presépio, como exemplo de sustentabilidade ambiental em termos de consumos de energia elétrica.
Conhecendo o perfil das emissões a organização ou evento pode dar o passo seguinte, o de estabelecer estratégias, planos e metas para redução e gestão das emissões de gases de efeito estufa, envolvendo-se na solução desse enorme desafio para a sustentabilidade global.
Related Images:
PUBLICIDADE