Opinião
Coimbra também tem direito a festas
FERNANDO GOMES
PUBLICIDADE
Coimbra voltou na última semana a ser notícia nacional e foi-o pelas melhores razões.
A elevação de Coimbra a Património Mundial foi sem dúvida um momento de enorme união e orgulho para todos os conimbricenses. Se este reconhecimento mundial da importância e excepcionalidade que Coimbra representa foram uma novidade para muitos portugueses, a verdade é que para nós conimbricenses – e aqui também incluo todos os que sentem como sua apesar de não terem nascido por aqui – já há muito sabíamos que fazemos parte de uma cidade diferente, especial e que incorpora seculares e ímpares tradições!
Aqui ficam os sentidos parabéns a todos os que ao longo dos últimos anos lutaram para Coimbra ser mundialmente reconhecida. Parabéns também à Câmara Municipal de Coimbra por ter oferecido à cidade uma tarde de “demonstração” do que é a Coimbra dos doutores, do Choupal e do sonho e tradição que nos levam a dizer saudade!
Se esta tarde de festa foi bonita, devo afirmar que espero que a próxima semana nos traga momentos igualmente bons. Coimbra vai finalmente passar a ter as suas festas da cidade….o Festival de Verão de Coimbra que começa amanhã e vai até ao próximo dia 7 de Julho no parque da Canção. Por cá vão passar grandes nomes da música portuguesa e não só!
Têm-se ouvido algumas críticas à realização deste evento. Não sei se é apenas por estarmos a uns meses de eleições autárquicas ou porque alguns tinham até intenções de prometer algo deste género no seu programa autárquico mas a verdade é que são críticas sem sentido.
Portugal é um país de festas populares e em que sempre se aproveitou o bom tempo que o Verão nos proporciona para criar este tipo de momentos de diversão e convívio (temos no Distrito até casos de enorme sucesso de festas deste género) às nossas gentes. A meu ver, criticar um evento deste género é criticar a essência portuguesa.
Assumo até que quem organiza as festas tenha cometido erros aos mais variados níveis mas considero que tem sempre mais valor quem arrisca e inova do que quem fica sentado a criticar.
Que esta tradição venha para ficar e perdure por muitos anos porque a cidade de Coimbra também tem direito a ter as suas festas…
FERNANDO GOMES
Economista
Militante da JSD
Related Images:
PUBLICIDADE