Educação
Projeto liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra vence Prémio Erasmus+
O projeto europeu de capacitação para a prática de cuidados de enfermagem multiculturais, “MulticulturalCare”, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e com coordenação da professora Ana Paula Monteiro, foi vencedor do Prémio Erasmus+ na categoria de Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023, foi anunciado na última terça-feira.
Entregue na Gala Prémios Erasmus+, que se realizou no dia 9 de abril, na Casa da Cultura da Ericeira (Mafra), esta distinção, atribuída pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, visa premiar os melhores exemplos de boas práticas selecionados anualmente de entre projetos (de várias categorias) financiados pela Comissão Europeia, através do programa Erasmus+.
Denominado “MulticulturalCare – Educating students through innovative learning methods to intervene in multicultural complex contexts”, o projeto liderado pela ESEnfC, e que envolveu mais duas instituições de ensino superior europeias – Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) e UC Leuven-Limburg (Bélgica) –, foi «assinalado pelo avaliador internacional como um projeto de elevada qualidade», com «uma classificação final de 87 pontos», afirma a docente Ana Paula Monteiro.
Ao logo dos cerca de dois anos que durou o projeto, a equipa luso-hispano-belga construiu um modelo educativo que visa preparar os estudantes de enfermagem europeus para intervirem eficazmente em contextos multiculturais complexos, capacitando-os para o atendimento adequado a populações em diferentes contextos, como migrantes, refugiados e requerentes de asilo.
«O MulticulturalCare Nursing Education Model (Modelo de Educação de Enfermagem MulticulturalCare) está, atualmente, a ser implementado nas instituições parceiras e noutras universidades europeias, quer em unidades curriculares, quer em programas formativos, quer em cursos de formação de formadores financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência», sublinha Ana Paula Monteiro.
De acordo com a coordenadora do “MulticulturalCare”, o projeto «teve um impacto significativo a nível nacional e internacional», não só nas instituições parceiras, onde, na sua construção e implementação, abrangeu centenas de estudantes de enfermagem destes estabelecimentos, como também «na comunidade envolvente», junto de «enfermeiros-tutores, profissionais de saúde, organizações não-governamentais de apoio a migrantes e refugiados, ordens profissionais e decisores políticos».
Refira-se, ainda, que «os instrumentos de implementação e avaliação do “MulticulturalCare” estão a ser utilizados em investigação académica avançada em enfermagem, nomeadamente numa tese de doutoramento em Portugal», nota Ana Paula Monteiro.
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