Primeira Página
Leopardo-das-neves visto Praça da República em Coimbra. Não acredita? Vá ver!
O fotógrafo Steve Winter precisou de 13 meses, muita experiência e alguma sorte para conseguir capturar o esquivo leopardo-das-neves através de armadilhas fotográficas. Uma fotografia desta série ganhou, em 2008, o primeiro prémio no prestigiado concurso Wildlife Photographer of the Year.
O leopardo-das-neves, outrora rei destas montanhas, está hoje ameaçado pela caça, a mineração e a perda de habitat. O aquecimento global está a reduzir o seu território e o das suas presas, ao mesmo tempo que o conflito com os pastores está a aumentar.
A partir de hoje, pode ver esta e outras imagens fantásticas na exposição De Polo a Polo, uma viagem aos grandes paraísos naturais, patente na Praça da República, em Coimbra.
A exposição apresenta 52 imagens de grande beleza sobre diversos espaços naturais da Terra, do Ártico à Antártida, com um denominador comum: sensibilizar para a importância de conservar estas áreas únicas do Planeta. A exposição reúne mais de 30 prestigiados fotógrafos de natureza, alguns deles vencedores de prémios como o Wildlife Photographer of the Year e o World Press Photo.
Um dos objetivos prioritários da Fundação ”la Caixa” é levar a cultura, a ciência e o conhecimento à sociedade. A divulgação da cultura é um instrumento fundamental para promover o crescimento das pessoas e, por esta razão, a Fundação ”la Caixa” e o BPI trabalham de forma a levar o conhecimento a públicos de todas as idades e contextos educativos.
Com o programa Arte na Rua, a Fundação ”la Caixa” expõe em Coimbra cinquenta e duas fotografias extraordinárias, com o selo da National Geographic Society, sobre a Natureza e o Meio Ambiente e que dão ênfase aos espaços naturais ameaçados, assim como aos efeitos da transformação dos ecossistemas naturais e a sua influência nos seres vivos.
O programa Arte na Rua foi lançado em 2006 e, desde então, tem aproximado do grande público criações de artistas como Auguste Rodin, Henry Moore e os fotógrafos Cristina Garcia Rodero e Sebastião Salgado, entre outros. Agora, em colaboração com a National Geographic Society, o programa integra uma nova linha centrada na ciência e na natureza.
O nosso planeta é único, e únicas são as imagens que compõem esta exposição, que retrata algumas das áreas naturais da Terra conhecidas como «hotspots» ou ecorregiões terrestres prioritárias, bem como áreas selvagens de grande biodiversidade, para além do Ártico e da Antártida, pelo seu importante papel na regulação do clima terrestre e pela ameaça de desaparecimento que enfrentam estas regiões como consequência do aquecimento global. As imagens permitem-nos viajar por estas zonas especiais que desempenham um papel vital na preservação da saúde do Planeta.
José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Artur Santos Silva, Curador da Fundação ”la Caixa” e Presidente honorário do BPI, e Jaume Marlès, comissário da exposição, inauguraram hoje De Polo a Polo, uma viagem aos grandes paraísos naturais.
De 10 de abril a 10 de maio de 2024
Praça da República / Coimbra
Visitas para o público em geral
Sábados, às 12h, 17h e 18h e domingos, às 12h, 13h e 17h
Exposição aberta 24 horas por dia para visita livre
Entrada gratuita
Visitas guiadas para escolas e outros grupos: reserva através do número de
telefone 21 556 24 95
Related Images:
PUBLICIDADE