Justiça

PSP recupera anel episcopal de arcebispo brasileiro

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 25-03-2024

A Polícia de Segurança Pública (PSP) recuperou um anel episcopal do arcebispo de Mariana, no estado brasileiro de Minas Gerais, que foi vítima de furto no aeroporto de Lisboa por um passageiro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Em declarações à agência Lusa, fonte da PSP disse esta segunda-feira que o furto ocorreu no dia 06 de março quando o arcebispo Airton José dos Santos estava a passar o controlo de segurança do aeroporto de Lisboa e se esqueceu do anel no tabuleiro onde depositou os seus pertences.

Depois de o representante católico sair daquela zona, um grupo de passageiros, que também tinha vários anéis, apropriou-se do anel episcopal. Os cidadãos foram questionados sobre se os bens lhes pertenciam e “afirmaram que sim”, indicou a polícia.

Após se aperceber da falta do anel, o arcebispo brasileiro comunicou o desaparecimento às autoridades, que conseguiram, inclusive através das imagens de videovigilância e das diferentes companhias aéreas, identificar o autor do furto, um homem de 49 anos, que se encontrava “em trânsito”, com destino a Cabo Verde.

Quando aterrou neste país, o suspeito foi abordado pelas autoridades policiais, reconheceu que o anel não lhe pertencia e prontificou-se a devolvê-lo, tendo o objeto sido enviado de volta para Lisboa.

A joia está na posse da PSP, que já informou Airton José dos Santos, aguardando indicações para o processo de envio do símbolo religioso.

De acordo com uma nota da polícia, o anel episcopal, de metal precioso, representa a fidelidade e união com a Igreja Católica, sendo “a primeira das insígnias a ser benzida e a ser entregue a um novo bispo na cerimónia da sua sagração”.

Airton José dos Santos, é também referido, é arcebispo da Arquidiocese de Mariana – Minas Gerais desde junho de 2018.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE