Crimes
Tinha na mala do carro mais de 1.700 quilos de amêijoa imprópria para consumo
Um homem de 28 anos foi identificado por conduzir um veículo automóvel que transportava 1.740 quilos de amêijoa-japonesa no concelho do Fundão.
Segundo a GNR, a apreensão destes bivalves ocorreu no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária do Comando Territorial de Castelo Branco.
Neste âmbito, “os militares da Guarda detetaram e abordaram um veículo que transportava os referidos bivalves em situação irregular, uma vez que não era detentor de documento de registo e de transporte obrigatórios, o que não permitia determinar a origem dos bivalves”.
Ao mesmo tempo, o transporte dos sacos de amêijoa-japonesa não cumpriam “as normas obrigatórias relativas à rastreabilidade, havendo assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública”.
Os bivalves, depois de verificação higiossanitária, serão destruídos. Quanto ao condutor da viatura, e depois de ser identificado, foi-lhe levantado um auto de contraordenação, por falta de documento de registo.
Na nota, a GNR refere que “a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo”.
Related Images:
PUBLICIDADE