Coimbra

Coimbra diz que vai criar 128 parqueamentos para bicicletas e trotinetes

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 17-03-2024

“Enquanto o Regulamento Municipal de Serviços de Partilha em Modos Suaves de Transporte está em curso e sendo entendimento do Município de que este tipo de modo de transporte constitui uma mais-valia e contribuiu, de forma decisiva, para a valorização da cidade, na reunião do Executivo do dia 18 de março, vai ser debatida uma proposta de um novo “Acordo de Colaboração para a Instalação e Operação do Sistema de Bicicletas/Trotinetas com motor partilhadas sem doca”, a assinar pelos operadores interessados, entre os quais as empresas BOLT, Support Servives PT, Lda (em atividade) e a Fastbird Rides Portugal, Unipessoal Lda (BIRD) – nova operadora”, informa a autarquia em comunicado.

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A proposta em análise aponta, ainda, para a criação de 128 novos parqueamentos de bicicletas/trotinetes elétricas e a criação dos 112 hotspots virtuais para a paragem/ estacionamento de trotinetes.

Com este novo “Acordo de Colaboração” a Ciumbra pretende “minimizar os aspetos negativos da utilização das trotinetes no dia a dia, incentivando-se o seu uso, mas de forma ordenada, com a criação de mais locais de paragem e a obrigatoriedade de estacionamento em pontos identificados. Com a experiência adquirida ao longos dos tempos, os serviços municipais verificaram diversos aspetos que carecem de correção na utilização destes equipamentos, designadamente relacionados com a convivência dos peões com as trotinetes na via pública e o estacionamento abusivo dos utilizadores, que impede a circulação de peões e pessoas com mobilidade reduzida”. 

A autarquia informa que foi desenvolvido um estudo, onde se procura responder a estas questões e encontrar soluções para combater o estacionamento irregular e desordenado de trotinetas no território municipal, através da expansão de zonas de estacionamento permitido para este tipo de veículos e zonas proibidas de estacionamento. Além deste aspeto, este trabalho tem por princípio o combate à circulação irregular de trotinetas, nomeadamente a que ocorre em locais destinados a circulação pedonal, como é o caso dos passeios, arruamentos pedonais, praças, jardins urbanos, parques de lazer, exceto quando esteja devidamente sinalizada a permissão de circulação. 

O mesmo documento aponta a criação de 213 locais de parqueamentos de bicicletas, dos quais 85 já estão equipados com os acessórios necessários para o estacionamento de bicicletas (enquanto não forem instalados os equipamentos para o parqueamento de bicicletas, o locais identificados deverão funcionar de forma virtual como hotspots de trotinetas, aferindo-se dessa forma se a sua localização é adequada em termos da operação pretendida) e 112 hotspots para trotinetas – estes locais serão disponibilizados nas aplicações das operadoras para estacionamento de trotinetes, podendo ter identificação no local ou apenas um registo virtual.

Desde o fim da operação da LINK, em Coimbra encontra-se apenas a desenvolver a sua operação de mobilidade suave a empresa BOLT. No entanto, concluem os serviços municipais, “ter mais do que um operador de mobilidade suave traz várias vantagens para a cidade”.

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