A Administração do Porto de Aveiro anunciou esta terça-feira, 5 de março, o arranque dos projetos de requalificação e valorização da área do Forte da Barra.
A requalificação de valorização da área do Forte da Barra compreende a elaboração de vários projetos, com um valor de adjudicação próximo dos 50 mil euros.
De acordo com uma nota de imprensa da administração portuária, será requalificado o denominado edifício JARBA, com a construção nos espaços contíguos de um auditório e salas de reuniões, bem como zona de exposições.
PUBLICIDADE
No âmbito da requalificação, acrescenta, será construído um edifício social, com ginásio, para o Clube do Porto de Aveiro, e um edifício operacional, o Trem Naval, que terá acoplado uma estrutura flutuante, com cerca de 60 metros, para acostagem de embarcações do Departamento de Pilotagem do Porto de Aveiro.
No arranjo urbanístico e paisagístico do jardim do Forte da Barra será construída uma via ciclável e parques para bicicletas e relocalizadas as paragens de autocarro.
A intervenção chegará também à sede, que será ampliada, e ao arquivo central do Porto de Aveiro, instalado no Porto de Pesca Costeira.
Relativamente ao “Projeto de Ampliação do Edifício Sede e Melhoria do Arquivo Central do Porto de Aveiro”, refere, o objetivo é requalificar o “Edifício 8” para acomodar mais áreas de escritórios para os serviços.
Está também prevista a instalação de um núcleo museológico, entre outras áreas de apoio, enquanto a intervenção no Arquivo Central visa “melhorar a rentabilização do espaço do arquivo e a operacionalidade”.
O prazo de execução do “Projeto de Requalificação do Forte da Barra” é de 100 dias, enquanto é de 60 dias para o “Projeto de Ampliação do Edifício Sede e de Melhoria do Arquivo Central do Porto de Aveiro”.
O anúncio do arranque dos projetos surge na sequência de uma reunião realizada na segunda-feira entre a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara de Ílhavo e a equipa projetista que venceu o concurso público.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE