Cidade
Lousã implementa programa social para pessoas em situação vulnerável
A Câmara da Lousã viu aprovado um investimento de cerca de 170 mil euros, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa identificar e acompanhar pessoas em situação vulnerável no concelho.
O programa, intitulado “Radar Social”, viu a sua candidatura aprovada ao PRR, permitindo um investimento de cerca de 170 mil euros para a criação de uma equipa que vai identificar e acompanhar “pessoas que estão em situação mais vulnerável”, afirmou hoje aquele município do distrito de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
A equipa irá acompanhar pessoas idosas ou com deficiência, tendo o intuito “de encontrar respostas personalizadas e adequadas a cada situação” identificada, esclareceu.
Numa primeira fase, será feita uma “atualização do diagnóstico social” e será elaborado um “plano de desenvolvimento social” e um plano de ação, referiu.
Segundo a Câmara da Lousã, os planos irão incluir atividades a desenvolver, com metas e indicadores estipulados.
“Será ainda realizado o mapeamento dos recursos, locais e regionais, para garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções”, salientou.
De acordo com o município, na segunda fase do programa, será feita uma georreferenciação social de âmbito municipal, identificando “pessoas, famílias de grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão”.
Nessa mesma fase, será posto em prática “o plano de ação que deve assegurar o encaminhamento dos casos referenciados para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social”, esclareceu.
O programa prolonga-se até março de 2026.
Related Images:
PUBLICIDADE