MOBILIDADE
Renault 5 E-Tech 100% elétrico: O ícone pop elétrico e “Renaulutionário”
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel único. Para o Grupo Renault, representa a estratégia de relançamento da Renaulution, bem como a renovação industrial e a transição para a era elétrica da sua marca icónica.
O Renault 5 era um automóvel único, conhecido pelo design vanguardista, pela versatilidade e pela economia de combustível. Para milhões de famílias, respondeu aos desafios do seu tempo, ao choque petrolífero, à evolução dos estilos de vida e à necessidade de um segundo automóvel.
PUBLICIDADE
Dando continuidade a esta herança extremamente contemporânea, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico é uma resposta audaciosa aos desafios sociais e ambientais do nosso tempo: responsabilidade energética, sustentabilidade e uma pegada de carbono reduzida.
Com o seu design apaixonante, características elétricas e digitais concebidas para serem funcionais e divertidas, e um sistema de produção circular que é, simultaneamente, local e responsável, tem tudo o que é necessário para estabelecer um novo padrão para os automóveis urbanos e para a transição energética.
Desenvolvido através de métodos de trabalho inovadores, o modelo de produção tem toda a magia e encanto de um show-car. Foi desenvolvido em apenas três anos, em vez dos habituais quatro. Repleto de tecnologia elétrica e digital, terá também um preço competitivo.
Para alcançar este resultado no segmento dos citadinos compactos acessíveis, o Grupo recorreu a todas as suas competências, nomeadamente à Renault, à Ampere, empresa do Grupo Renault especializada em veículos elétricos e software, e à Mobilize.
Para este projeto, o Grupo apoiou-se na sua nova organização ‘multi-especializada’, criada para acompanhar a evolução tecnológica deste setor, através de uma abordagem ágil, inovadora e eficaz.
Por exemplo, a Ampere trouxe à Renault uma vantagem competitiva inegável, com o rápido desenvolvimento de uma plataforma original dedicada aos pequenos automóveis elétricos, juntamente com um forte ecossistema industrial na Europa. Assim, a Renault está em condições de desenvolver uma nova gama de automóveis elétricos atrativos, que é liderada pelo Renault 5 E-Tech 100% elétrico.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel diferente de todos os outros. Foi concebido não só para apoiar a transição para a mobilidade elétrica e conectada – como parte de uma abordagem mais ecológica e sustentável -, mas também para desempenhar um papel fundamental na transformação do Grupo Renault numa empresa automóvel de nova geração.
Para desenvolver este automóvel, em apenas três anos, com um nível de qualidade tecnológica tão elevado, todas as decisões tiveram de ser disruptivas e a organização tão ágil quanto possível.
“Para este projeto, em que invertemos a nossa abordagem normal de trabalho, pudemos tirar partido do AmpR Small, a nossa plataforma totalmente elétrica única na Europa, e otimizar os custos em toda a cadeia de valor, a fim de manter a rentabilidade, oferecendo ao mesmo tempo a melhor tecnologia EV e digital. A indústria está a sofrer mudanças significativas, mas acredito que este automóvel abrirá novos caminhos para a Renault. Está no centro da batalha para reinventar a indústria europeia contra a concorrência vinda do Leste e do Oeste. Com este veículo, estamos a provar que a produção na Europa, em França, é realmente possível!” refere Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.
Quando o Renault 5 foi lançado, em 1972, o seu design original e moderno causou sensação. Os para-choques em plástico, a carroçaria e os faróis de cores vivas davam-lhe um aspeto arrojado, quase humano. Posicionado para refletir a mudança que se vivia na sociedade, foi um sucesso imediato, particularmente entre mulheres e jovens, uma nova base de clientes na época. Era uma lufada de ar fresco, simbolizando a liberdade e a alegria de viver.
E como é que se recria um ícone cuja popularidade nunca diminuiu? Qual é a melhor maneira de o transformar num novo objeto de desejo, não só para os que recordam a aventura do Renault 5 original, mas também para as gerações mais jovens com expectativas diferentes, num mundo em plena transição elétrica e digital? Que valores devem orientar este renascimento? São algumas das questões que influenciaram o trabalho da equipa de projeto, desde os aspetos visuais até ao desenvolvimento e lançamento deste novo Renault 5 para o século XXI.
A equipa de design tinha muito para experimentar. Adotaram uma abordagem profundamente emotiva no seu trabalho, usando um estilo “retrofuturista”. Cores vivas, faróis de aspeto atrevido, farolins traseiros verticais, apêndices esculpidos, tejadilho colorido, grelha de ventilação no capot e muito mais: o Renault 5 E-Tech 100% elétrico traz muitas referências ao estilo ‘irrequieto’ do seu antecessor. A ideia era dar uma nova roupagem aos pormenores que estão na memória das pessoas, em sintonia com o século XXI e com a transição elétrica.
A grelha de ventilação no capot do modelo original foi reinventada para acompanhar os novos tempos. Atualmente, é um indicador de carga com a forma do icónico número 5. Quando o condutor se aproxima do veículo, este acende-se, ilustrando a estreita interação entre o homem e a máquina.
Outro exemplo de interface humanizada é a sequência de boas-vindas dos faróis LED, em forma de pupila, que ‘piscam’ ao condutor. Ausentes do Renault 5 original, mas hoje indispensáveis para uma eficácia otimizada, são os elementos aerodinâmicos. Atualmente estão presentes, mas são invisíveis, como o vidro aerodinâmico colocado sobre os faróis traseiros para otimizar o fluxo de ar.
“Recorremos a pedaços de memória coletiva que traduzimos de forma muito contemporânea para criar o R5 de amanhã. Não queríamos que o Renault 5 E-Tech 100% elétrico fosse nostálgico ou vintage. Queríamos provocar emoções e criámos um automóvel vibrante, enérgico e POP”, adianta Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault & Ampere.
A emoção inspirada pelo design exterior reflete-se no interior. O condutor é acolhido de forma particularmente calorosa. O Renault 5 E-Tech 100% elétrico dispõe de um grande ecrã tátil multimédia de 10″, com uma interface fluida e luminosa.
O design gráfico e sonoro da sequência de boas-vindas foi desenvolvido em colaboração com o instituto de música e som Ircam e com Jean-Michel Jarre. O famoso artista, compositor e autor, é um pioneiro da música eletrónica, com uma paixão pela tecnologia. Também desenvolveu as sonoridades a bordo e o VSP (Vehicle Sound for Pedestrians), um alarme externo emitido pelo automóvel a velocidades inferiores a 30 km/h, para avisar os peões.
Para garantir que o modelo de produção oferece todos os atrativos do show-car apresentado em janeiro de 2021, as equipas de design, engenharia e produto trabalharam em conjunto como parte de um processo “desde o esboço até ao produto final”.
O design de um veículo é normalmente adaptado à plataforma sobre a qual será construído. No entanto, neste caso, os engenheiros trabalharam em sentido inverso, desenvolvendo a plataforma do projeto que conquistou o coração de Luca de Meo: uma maquete em resina criada pelo departamento de Design Avançado.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é o primeiro modelo inteiramente concebido sobre a AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B. Trata-se de um automóvel único, com vantagens competitivas reais: um piso plano, uma distância entre eixos longa (2,54 m), um espaço interior e capacidade de bagageira otimizados (326 litros), um centro de gravidade mais baixo e um peso reduzido (menos de 1.500 kg).
A plataforma AmpR Small permitiu, igualmente, realizar economias de escala em numerosos domínios, sem comprometer os componentes elétricos ou as tecnologias úteis para os clientes. Graças a esta abordagem nova e disruptiva, a Renault conseguiu reduzir o tempo de desenvolvimento para apenas três anos.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico apresenta um novo carregador AC bidirecional compatível com as tecnologias V2L (Vehicle-to-Load) e V2G (Vehicle-to-Grid). Este sistema pioneiro está destinado a ser amplamente utilizado. Tornará o veículo um verdadeiro interveniente no ecossistema energético através dos serviços da Mobilize, alimentando a rede com eletricidade isenta de carbono. Os utilizadores beneficiarão, assim, de economias significativas nas suas faturas de eletricidade.
Sob o capot, o motor do Renault 5 E-Tech 100% elétrico é mais compacto do que os motores do Megane E-Tech 100% elétrico e do Scenic E-Tech 100% elétrico, nos quais se baseia. Mantém-se fiel à tecnologia síncrona de rotor bobinado, preferida pela Renault. Como não tem ímanes permanentes, não utiliza terras raras, reduzindo assim o seu impacto ambiental. Aproveitando a experiência dos seus antecessores em termos de durabilidade, o motor estará disponível com três potências: 110 kW, 90 kW e 70 kW.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel polivalente, tanto em cidade como em vias rápidas, graças ao seu carregador AC de 11 kW, ao seu carregador DC de 80 kW ou 100 kW e à sua bateria de 52 kWh, que lhe permite uma autonomia de até 400 km WLTP. Pode mesmo rebocar um atrelado, com uma capacidade de reboque de 500 kg, uma raridade no segmento dos citadinos elétricos.
Acima de tudo, é extremamente ágil, com uma suspensão dianteira otimizada e um raio de viragem reduzido. A suspensão traseira multi-link, inspirada nos segmentos topo de gama, proporciona níveis de aderência à estrada e desempenho até agora desconhecidos neste segmento. Tudo isto traduz-se num prazer de condução excecional, sem renunciar ao conforto.
Esta conquista demonstra a excelência do Grupo Renault na conceção e produção de veículos elétricos pequenos, leves, competitivos e populares, que vão desempenhar um papel essencial na transição elétrica do mercado automóvel.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel de alta tecnologia, repleto de inovações de ponta, utilizadas de forma inteligente para proporcionar uma experiência única a bordo, com vantagens práticas para o conforto e para a segurança do condutor e restantes passageiros.
Esta abordagem funcional da inovação faz parte do ADN das voitures à vivre da Renault, uma marca que sempre procurou colocar a melhor tecnologia ao alcance de todos.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico está equipado com o sistema OpenR Link de nova geração, com Google integrado, com mais de 50 aplicações e serviços práticos, como um planeador de viagens em modo elétrico.
Juntamente com os serviços conectados do Google, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico estreia o Reno, um avatar interativo que é também um companheiro de viagem inteligente e útil. Desenvolvido pela Renault para proporcionar aos clientes uma experiência elétrica mais agradável e mais intuitiva, o Reno tem uma verdadeira personalidade. Concebido para responder às perguntas e instruções de comando do utilizador, este sistema confere ao automóvel uma assinatura relacional plena de empatia.
O conforto sonoro é otimizado pelo sistema de insonorização patenteado “Casulo Inteligente” e por um para-brisas acústico, uma caraterística emprestada de modelos de segmentos superiores. Para o conforto térmico, uma bomba de calor económica poupa a energia da bateria.
Na vanguarda da segurança, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico dispõe de ajudas à condução (ADAS), provenientes de segmentos acima, como o regulador de velocidade adaptativo inteligente que lê a estrada, e o Active Driver Assist, uma tecnologia de condução automatizada de nível 2.
Inclui também tecnologias inovadoras para facilitar o trabalho dos serviços de socorro em caso de acidente (Fireman Access, Pyroswitch e Rescue QRCode). O novo sistema de travagem One Box reduz para metade o tempo de reação da travagem automática. Por último, o Safety Coach apoia o condutor na redução do risco de acidente.
O Grupo Renault compromete-se a produzir o Renault 5 E-Tech 100% elétrico – e a sua bateria – em França, a partir do verão de 2025. Os automóveis e as baterias serão montados na fábrica de Douai, que foi um dos locais de produção do Renault 5 original. O motor (máquina elétrica, redutor, eletrónica de gestão de potência) será fabricado em Cléon e os módulos produzidos pela Gigafactory de Douai (parceria Envision AESC) a partir do verão de 2025. Até 2030, a pegada de carbono dos módulos será 35% inferior à do ZOE.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico será construído no Norte de França, recorrendo a um ecossistema compacto de fornecedores situados num raio de 300 km do complexo ElectriCity. Esta aposta na produção local competitiva é a base do desenvolvimento de um “vale elétrico” europeu, especializado na cadeia de valor dos veículos elétricos. Contribuirá para garantir postos de trabalho e reduzir a pegada ambiental.
Sempre à frente do seu tempo, o Renault 5 foi o primeiro automóvel a baixar a média de consumo de combustível da simbólica marca dos 5 litros/100 km a 90 km/h, e chegou a estar disponível em versão elétrica já em 1974, com uma autonomia de 110 km! Marcou, também, o início do eco-design, com um tejadilho feito de fibras naturais, coladas para melhorar a insonorização, o espaço interior, o design e o consumo de combustível. Visionário até ao fim, lança um último desafio em 1986, aventurando-se na economia circular, com modelos Renault 5 recondicionados.
Este espírito de vanguarda mantém-se vivo em toda a cadeia de valor do Renault 5 E-Tech 100% elétrico. Apoiando-se na experiência da ‘The Future is NEUTRAL’, a filial do Grupo Renault especializada em economia circular, e em conformidade com os compromissos da marca, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico atingirá um nível global de reciclabilidade de 85%, com 22% de materiais provenientes da economia circular, incluindo 41 kg de polímeros reciclados.
Os tecidos dos bancos serão integralmente reciclados nos níveis de equipamento Techno e Iconic Cinq. Este último incluirá, também, materiais de origem biológica para o volante e isolamento interior.
Um automóvel citadino elétrico, engenhoso, conectado e competitivo o Renault 5 E-Tech 100% elétrico quer conquistar corações. Tal como o seu antecessor, é uma resposta empenhada e alegre aos desafios tecnológicos, sociais e ambientais da mobilidade moderna. Será lançado em setembro de 2024.
Veja a fotogaleria do carro.
Related Images:
PUBLICIDADE