Educação
6 milhões para “revolucionar” Centro Escolar de Santa Apolónia
O anteprojeto do futuro Centro Escolar de Santa Apolónia vai à reunião do Executivo de segunda-feira, dia 19 de fevereiro, para aprovação.
De acordo com a proposta da Divisão de Projetos de Edifícios e Equipamentos Municipais, a obra poderá custar seis milhões euros, prevendo-se para a construção do imóvel um prazo de obra de 18 meses.
Pretende-se requalificar a Escola Básica de Santa Apolónia e construir o Centro Escolar no terreno onde está construída a atual escola, que será demolida, mantendo-se apenas o edifício onde, atualmente, funciona o Jardim de Infância (JI), cujos espaços serão adaptados a novas salas de atividades de JI.
Segundo a proposta, as atuais instalações, onde funciona o 1º ciclo, serão demolidas já que se trata de uma construção antiga sem quaisquer condições de utilização com patologias graves diversas. Nesse seguimento, foi estudada pelos técnicos municipais a implantação do futuro edifício, sensivelmente no local onde se encontra o que vai ser demolido. A proposta de intervenção pretende requalificar o edifício existente onde funciona o JI e construir um outro novo para que o conjunto das instalações sejam dotadas das adequadas condições de utilização como Centro Escolar.
O novo centro escolar deverá ter um edifício com 11 salas de aula e atividades (oito para EB1 mais três para JI), sala polivalente, refeitório, biblioteca e todos os espaços de apoio necessários. No exterior prevêem-se, ainda, recreios cobertos e descoberto com diversos espaços de lazer.
No piso térreo, com acesso a norte, desenvolve-se a entrada de serviço, com acesso pelo lado nascente desenvolve-se a entrada principal para o 1º ciclo e com acesso a poente mantém-se a entrada para o JI. Do projeto constam, ainda, gabinetes diversos, uma sala polivalente, instalações sanitárias de crianças e adultos e vestiários para o pessoal. Projetam-se três salas de atividades de JI e respetivos espaços de apoio.
No piso superior prevêem-se oito salas de aulas, biblioteca, gabinetes e espaços de apoio. Todas as entradas serão acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada assim como os espaços interiores. Para o 1º andar pode aceder-se por rampa diretamente a partir do espaço do recreio.
Related Images:
PUBLICIDADE