Coimbra
Coimbra assinala Dia Internacional do Guia Intérprete
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar, na próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro, o Dia Internacional do Guia Intérprete com um programa de atividades destinado exclusivamente aos Guias Intérpretes e aos profissionais de turismo.
A iniciativa começa na Casa Municipal da Cultura, com a mesa-redonda “Ser Guia Intérprete em Coimbra” e prevê a realização de duas visitas guiadas, que pretendem proporcionar momentos de confraternização e de partilha. Os profissionais interessados em participar poderão efetuar a sua inscrição, gratuita, até terça-feira, dia 20.
Coimbra vai associar-se às comemorações do Dia Internacional do Guia Intérprete 2024, dia 21 de fevereiro, data proposta pela Federação Mundial das Associações de Guias Intérpretes, para celebrar a competência destes profissionais, a nível mundial, por se tratar de uma profissão que transcende a mera narração de factos históricos e se eleva à posição de embaixador dedicado dos destinos turísticos.
Este evento é dirigido aos profissionais de turismo e aos Guias Intérpretes que desenvolvem a sua atividade em Coimbra, pretendendo evidenciar a importância destes profissionais dedicados a desvendar as nuances de nossa história e cultura, na promoção do turismo sustentável e para o enriquecimento das experiências dos que buscam descobrir a riqueza de Coimbra.
Com participação gratuita mediante inscrição prévia, o programa tem início marcado para as 9:30 na Casa Municipal da Cultura, onde os participantes serão acolhidos. Às 10:00, na Sala Francisco de Sá Miranda, uma mesa-redonda promete estimulantes debates sob o título “Ser Guia Intérprete em Coimbra”, com a participação de todos os inscritos.
O programa prossegue com uma visita guiada intitulada “Da Sereia ao adro Santa Cruz”, que parte do Jardim da Sereia em direção à Igreja de Santa Cruz, passando para o efeito pela Praça da República, Av. Sá da Bandeira, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes até à Praça 8 de Maio. Após o almoço no Solar do Bacalhau, os participantes vão ainda ter a oportunidade de explorar o “Roteiro dos Santos”, ao longo de vários espaços do Mosteiro de Santa Cruz.
A conclusão das atividades está prevista para as 16:30. Estas visitas serão uma excelente oportunidade para celebrar em conjunto, com os Guias Intérpretes, esta ocasião especial, e para dar a conhecer o património da cidade e evidenciar o quotidiano destes profissionais na sua tarefa de ligar o passado e o presente, dando vida às narrativas que moldam a nossa herança.
O evento promovido pela CM de Coimbra, em colaboração da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e com o restaurante Solar do Bacalhau, conta com inscrições gratuitas, até à próxima terça-feira, dia 20 de fevereiro, através do e-mail .
Related Images:
PUBLICIDADE