Primeira Página
Há “Borrego à Mesa” em restaurantes de Oliveira do Hospital. Fim de semana à moda da Serra da Estrela!
O Borrego Serra da Estrela é rei à mesa, este fim de semana, em duas dezenas de espaços de restauração de Oliveira do Hospital, no âmbito da primeira edição do Festival de Gastronomia “Borrego à Mesa”.
O Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela DOP – “Borrego à Mesa”, arranca esta sexta-feira e decorre até domingo, numa iniciativa organizada pelo Município de Oliveira do Hospital, de promoção daquele que é um produto de excelência do concelho e com vista à criação de uma nova marca identitária da gastronomia do concelho.
Com este evento, que tem os apoios da ANCOSE – Associação Nacional Criadores Ovinos Serra da Estrela e da Estrela COOP – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL, e assente no lema da marca “Venha e Descubra Oliveira do Hospital” do Turismo de Oliveira do Hospital, a autarquia pretende captar visitantes que, cativados pelos melhores sabores da gastronomia local de excelência, possam descobrir e fruir da oferta e das potencialidades turísticas do concelho.
Na apresentação pública do evento, esta segunda-feira, no restaurante Panela de Ferro, o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, destacou que esta é mais uma iniciativa “que promove os produtos locais de qualidade e pretende estimular o comércio e a ida aos restaurantes do concelho”.
Para este fim de semana, José Francisco Rolo deixa, assim, o convite para que venham e descubram Oliveira do Hospital, “através dos seus restaurantes, com o borrego à mesa e com tempo de qualidade, para desfrutarem com gosto, descontraidamente e com os vinhos do Dão”, produzidos Oliveira do Hospital.
Nesta senda da valorização do património gastronómico de Oliveira do Hospital, a vereadora com o pelouro do Turismo, Graça Brito, ressalva que “não há qualquer dúvida de que este é um dos prato típico e que identifica o concelho”, em paralelo com a caldeirada de borrego e o arroz de fressura e a par com a tigelada, o doce de abóbora ou a marmelada, o Queijo Serra da Estrela e o requeijão.
Disponível na maioria dos espaços de restauração de Oliveira do Hospital durante o ano inteiro e servido tradicionalmente assado em forno de lenha, acompanhado de batata corada e grelos, ou numa abordagem mais criativa, o borrego é uma das receitas incontornáveis e que ocupa destaque na mesa dos Oliveirenses e na Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital.
Ao “Borrego à Mesa” aderem 21 espaços de restauração, situados na cidade e nas aldeias e vilas, de norte a sul do concelho de Oliveira do Hospital.
Entre eles, os restaurantes A Cristina, em Aldeia Formosa, Casa dos Grelhados, em Vila Franca da Beira, O Leque, em Ervedal da Beira, o Terreiro, em Lagares da Beira, e o Dinis e O Gouveia, em Lageosa.
Os espaços Olea, no Museu do Azeite, em Bobadela, Brasserie, Casa Portuguesa, Laranja Azul, O Cantinho, Ohlá, Panela de Ferro, Pedro’s e Tasquinha dos Marques, em Oliveira do Hospital também aderem ao Festival de Gastronomia que evoca o Borrego.
Seguindo o percurso para sul do concelho, os espaço aderentes são o L’Artista, em Catraia de São Paio, Paraíso da Beira, em Chamusca da Beira, Albergaria do Choupal, em São Gião, Olhar Sobre o Alva, em São Sebastião da Feira, Vinha do Vale, em Santo António do Alva e o restaurante João Brandão, do Hotel Rural Quinta da Geia, em Aldeia das Dez.
O I Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela – “Borrego à Mesa” assume-se, igualmente, com um dos motes para despertar a atenção para a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, a maior festa do queijo de Portugal, que este ano decorre nos dias 23 e 24 de março.
Related Images:
PUBLICIDADE