Um aperto de mão firme pode causar uma boa impressão. Contudo, existem mais coisas que é possível decifrar com base nesta forma de cumprimento.
O Metro falou com alguns especialistas e juntou vários estudos para perceber o que pode estar em causa. Pode revelar problemas cardíacos: “Pode tornar-se uma maneira fácil de identificar pessoas com alto risco de doenças cardíacas”, revelou um estudo da Queen Mary University.
PUBLICIDADE
Uma morte precoce: Um estudo feito entre 1951 e 1976 mostrou que quem tinha menos pressão no aperto de mão estava em maior risco de vir a ter uma morte precoce, pode ler-se no Notícias ao Minuto.
Depressão: “A menor força de pressão no aperto foi associada a um aumento da probabilidade de depressão”, revelaram os investigadores de um estudo da National Library of Medicine.
Pode indicar demência: “Perda de força no aperto de mão tem sido associada ao declínio das funções cognitivas e físicas”, conta o farmacêutico Ian Budd.
Problemas de circulação: “É aqui que os vasos sanguíneos dos dedos das mãos e dos pés se fecham, geralmente em resposta ao frio”, explica Adam Staten.
E ainda problemas musculares, pois “pode indicar fraqueza muscular ou condições que afetam a força muscular”, diz o médico de família Suhail Hussain.
Related Images:
PUBLICIDADE