Vamos
Coimbra Hype Market no Instituto Justiça e Paz. Há almoço!
No sábado, dia três de fevereiro, no Instituto Justiça e Paz, o Coimbra Hype Market inicia as suas atividades em 2024. Serão mais de quarenta expositores nas mais diversas áreas criativas: joalharia, cerâmica, doçaria, cosmética natural, costura criativa, crochê, trabalhos com madeira, peles e designers de roupa.
Durante nove horas de evento (10h às 19h), na Couraça de Lisboa 30, haverá animação infantil, um showcooking (12h às 14h), música ao vivo com o João Umbelino (16h às18h), e um menu especial que o Instituto Justiça e Paz preparou para o almoço (por 8,5€ que incluirá: sopa, prato principal, sobremesa, bebida e café).
Coimbra Hype Market acontece quase todos os meses, na cidade de Coimbra, desde setembro de 2022. A organizadora, Sara Cristo, conta que tudo começou com um evento pequeno no café O Reitor, um conceito diferente para todos os públicos.
Em junho de 2023 o mercado expandiu-se. Saiu das “portas” do café com a oportunidade de encontrar mais criativos e atrair mais visitantes. Além disso, era importante ter um espaço mais amplo e acolher outras atividades: show musical, trabalho ao vivo dos artesãos, atuações artísticas e animação para crianças.
A ideia era explorar espaços e edifícios ligados à História e Cultura da cidade. O primeiro foi no Pavilhão Centro de Portugal, em junho de 2023; depois aconteceu no Mercado Municipal D. Pedro V, seguiu-se o Seminário Maior de Coimbra, Casa das Artes Bissaya Barreto e, agora, em 2024, será no Instituto Justiça e Paz.
O objetivo é reunir artistas de diferentes áreas e animação, para aproximar os conimbricenses dos pequenos negócios e, também, dinamizar locais de Coimbra que merecem ser visitados, como o Instituto Justiça e Paz, um edifício histórico e com história.
Sara Cristo considera que Coimbra tem acolhido bem todas as edições do Hype Market: “o mercado tem atraído cada vez mais visitantes curiosos e admiradores do trabalho manual. O que me agrada, enquanto organizadora, é conseguir atingir um público de diferentes gerações e gostos. Todos encontram algo com que se identificam no mercado, todos se sentem incluídos”.
Related Images:
PUBLICIDADE