Coimbra
Socialistas de Coimbra desafiam Pedro Nuno Santos a alargar a rede do Metrobus!
O presidente da distrital do PS de Coimbra desafiou hoje Pedro Nuno Santos a avançar com o alargamento da rede do Sistema de Mobilidade do Mondego a outros concelhos, caso seja eleito primeiro-ministro, a 10 de março.
O Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que está a ser executado, vai ligar Serpins a Coimbra através de vias dedicadas onde vão circular autocarros elétricos, servindo os concelhos da Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra, que terá um circuito urbano deste serviço.
Durante o Encontro Nacional de Autarcas do PS, que decorre em Coimbra, o presidente da distrital local, João Portugal, desafiou Pedro Nuno Santos, presente no evento, a garantir que essa rede se possa “estender a outros municípios”, como “Condeixa-a-Nova, Cantanhede, Soure e Figueira da Foz”.
João Portugal saudou Pedro Nuno Santos pelo seu papel no avanço do SMM, mas vincou que, caso o secretário-geral do PS seja eleito primeiro-ministro, a estrutura distrital terá “essa reivindicação”, aceitando que a mesma seja feita “faseadamente”.
A Metro Mondego, entidade que irá gerir o SMM, espera que o início da operação dos autocarros elétricos (também denominados de ‘metrobus’) entre Serpins e a Portagem (Coimbra) arranque até ao final de 2024, depois de várias revisões do calendário da execução das empreitadas.
Já a operação do SMM no centro de Coimbra deverá começar no fim de 2025, de acordo com as previsões da Metro Mondego.
Durante a sua intervenção no Encontro Nacional de Autarcas do PS, João Portugal defendeu também a necessidade de se estudar “uma nova lei eleitoral autárquica”, pediu a reposição do corte de 5% do rendimento dos autarcas que se mantém desde a ‘troika’ e uma uniformização da delegação de competências para as juntas de freguesia.
O Encontro Nacional de Autarcas do PS decorre no Hotel Vila Galé, em Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE