Primeira Página
Aproveitam feriados para pôr baixa médica
Um trabalhador que esteja doente ou incapaz de ir trabalhar por um período de até três dias não precisa de ser visto por um médico ou deslocar-se ao centro de saúde para ver justificadas as faltas ao trabalho.
Basta acionar a Autodeclaração de Doença (ADD) junto do SNS24, um documento que comprova que o utente se encontra em situação de doença, declarada por si mesmo sob compromisso de honra. Isto é possível desde maio de 2023.
PUBLICIDADE
O Expresso teve acesso a dados fornecidos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e indicam que, entre maio de 2023 e 22 de janeiro deste ano, foram ativadas 312.876 autodeclarações, a uma média de 1100 diárias, com o grupo etário dos 19 aos 44 anos a representar 71,5% dos requerentes.
Mas, “está a gerar um problema maior às empresas. É que os dias que concentram maior número de ‘autobaixas’ são as segundas-feiras e os dias que antecedem ou sucedem a feriados, gerando constrangimentos ao funcionamento das organizações. A fiscalização é inexistente e nas empresas somam-se as suspeitas de “uso abusivo”” do mecanismo”, pode ler-se.
O recorde máximo diário seria atingido precisamente numa quarta-feira, 3 de janeiro (5907), também a seguir às comemorações do Ano Novo e à tolerância de ponto concedida pelo Governo.
Cada autodeclaração justifica a ausência do funcionário ao trabalho por três dias, não remunerados, e cada trabalhador tem direito a ativá-la duas vezes por ano, não consecutivas.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE