Coimbra
Como está o Processo de Bolonha?
“O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança” é o mote para uma profunda e alargada reflexão internacional sobre os prós e os contras da implementação do Processo de Bolonha no Ensino Superior, a decorrer nos próximos dias 5 e 6 de novembro, no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).
Bolonha foi mesmo uma grande janela de oportunidades para o Ensino Superior Europeu? Em que sentido se pode afirmar que a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem efetivamente aumentou? Que barreiras, contradições e obstáculos encontramos no quotidiano das instituições de ensino superior?
Ao longo dos dois dias do congresso, estas e outras questões vão ser debatidas por peritos nacionais e internacionais na implementação do Processo de Bolonha. Carlos Moedas (Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação), António Sampaio da Nóvoa e representantes de organismos nacionais e europeus de avaliação e acompanhamento do Processo de Bolonha são alguns dos participantes.
Segundo Cristina Albuquerque, da comissão organizadora do congresso, «é uma oportunidade única de refletir, de forma crítica, aberta e consequente, com prestigiados conferencistas, europeus e nacionais, sobre os impactes do chamado Processo de Bolonha no ensino superior e sobre as perspetivas de futuro que se evidenciam.»
O grande objetivo desta reflexão, frisa a também Subdiretora da FPCEUC, «é, no final, produzir referenciais, orientados para o futuro, estratégicos e globais, sobre o Processo de Bolonha, ou seja, recomendações que possam influenciar uma nova fase de ação no Espaço Europeu de Ensino Superior.»
O congresso “O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança”, cujo programa global pode ser consultado em: http://posbolonha.fpce.uc.pt/
Ao dispor,
Related Images:
PUBLICIDADE