Primeira Página
30 condutores “caçados” em menos de 4 horas na Estrada da Beira
Está na estrada até segunda-feira, 22 de janeiro, a campanha “Viajar sem pressa”. O NDC acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 19 de janeiro, uma ação levada a efeito pelo Destacamento de Trânsito de Coimbra na Estrada Nacional (EN) 17, em Foz de Arouce, concelho da Lousã.
A operação iniciou “pelas 8:00”, contou o tenente Diogo Ferreira, adiantando que até às 12:00 “circularam nesta estrada mais de 1300 condutores, dos quais 30 em excesso de velocidade”.
PUBLICIDADE
O militar adianta “os condutores quando são intercetados alegam alguma distração durante o exercício da condução, não se apercebendo que estão a transgredir os limites de velocidade”.
Diogo Ferreira alerta que a EN17 é “uma estrada quer pela sua configuração, quer pelo facto de atravessar diversas localidades apresenta alguns perigos”.
O excesso de velocidade “é uma das principais causas dos acidentes nas estradas”, sendo o primeiro responsável por “um terço de todos os acidentes mortais”, assim como “por mais de 60% das infrações registadas”, salienta o tenente do Destacamento de Trânsito de Coimbra.
A campanha inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2024, é a primeira das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas para este ano, a realizar mensalmente.
No âmbito da iniciativa “Viajar sem pressa”, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária realiza ações de sensibilização em todo o país, enquanto as operações de fiscalização, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, ficam a cargo da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.
Related Images:
PUBLICIDADE