Universidade
Universidade de Coimbra quer atrair investimento direto estrangeiro
A Universidade de Coimbra (UC) e a Empowered Startups, multinacUniversidade de Coimbra quer atrair investimento direto estrangeiroional canadiana com escritório em Évora, assinaram esta terça-feira, 16 de janeiro, um memorando de entendimento para atração de investimento direto estrangeiro e de novos projetos de investigação científica.
Com este acordo, a UC junta-se à rede de universidades e politécnicos que já trabalham com a Empowered Startups em Portugal.
PUBLICIDADE
Desde 2019, a Empowered Startups tem trazido para o país profissionais estrangeiros altamente qualificados, com experiência no empreendedorismo e capacidade para investir e liderar negócios. Estes empreendedores e empresários financiam diretamente projetos de investigação científica e, com os resultados dessa investigação, criam novos produtos, serviços e soluções inovadoras. Este trabalho permite a atração de investimento direto estrangeiro para as instituições de ensino superior e a sua constituição enquanto parceiras tecnológicas destes novos negócios.
“É com enorme satisfação que concretizamos esta parceria com a Universidade de Coimbra”, diz Christopher Lennon, Presidente da Empowered Startups. “Conhecemos a história e a qualidade do trabalho desenvolvido nesta instituição, e sabemos que esta será uma parceria muito importante para os empreendedores com quem trabalhamos. Daqui para a frente, vamos ajudar a atrair investimento e pessoas qualificadas, para que daí possam nascer novas empresas com potencial global”.
“O acordo que agora celebramos com a Empowered Startups é mais um contributo para cumprirmos da melhor forma um dos pilares da missão da Universidade de Coimbra: a transferência de conhecimento para a sociedade”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “Somos uma universidade de referência, com elevado número de patentes e muitos projetos capazes de criar valor. E acredito que esta parceria pode trazer frutos bastante positivos para todas as partes”, acrescenta.
Em fevereiro do ano passado, a Empowered Startups entregou ao Governo uma Carta de Compromisso onde prometeu atrair para Portugal 250 empreendedores e dez milhões de euros de investimento direto estrangeiro. Até ao momento, a empresa já atraiu 60 empreendedores e mais de três milhões de euros de investimento para universidades e institutos politécnicos portugueses.
Related Images:
PUBLICIDADE