Vamos
Teatro Académico de Gil Vicente integra “A Missão da Missão”
O Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, vai receber o espetáculo “A Missão da Missão”, de Aurora Negra, no dia 19 de janeiro, às 21:30h.
A Missão da Missão traz à cena a memória do “contributo das mulheres negras para as lutas de libertação dos países africanos e de quem a História se tem esquecido”. O texto A Missão, de Heiner Müller, deu lugar a um texto do coletivo Aurora Negra.
PUBLICIDADE
As três criadoras inventam o espetáculo A Missão da Missão e expandem a narrativa sobre as mulheres negras que a História apagou. Cleo Diára, Nádia Yracema e Isabél Zuaa são a Aurora Negra. Em 2019, venceram a Bolsa de Criação Amélia Rey Colaço do Teatro Nacional D. Maria II. As criadoras e atrizes voltaram a juntar-se e apresentaram Cosmos.
A Missão da Missão é o terceiro espetáculo deste coletivo que interpreta ao lado de outras atrizes negras – Aisha Noir, Ana Valentim, Rita Cruz e Romi Anuel. A Missão da Missão tem apresentação no TAGV a 19 de janeiro, às 21:30h.
Em A Missão da Missão “construímos uma revolução feminina e negra de sete mulheres em ciclos constantes de esperança. Reconhecendo a urgência de construir utopias para construir realidades mais igualitárias, A Missão da Missão tem por base os movimentos de libertação africanos e a importância fundamental da participação feminina nessas lutas pela liberdade”, refere o coletivo Aurora Negra.
Aurora Negra é o coletivo criado por Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema. As três formaram-se na ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema) e seguiram um percurso na interpretação e criação para teatro e cinema, nacional e internacionalmente. O projeto nasceu para criar um espaço onde pudessem contar as suas histórias com as suas próprias narrativas, ficções, vozes e corpos, celebrando a sua ancestralidade em todas as formas.
Related Images:
PUBLICIDADE