Primeira Página

Atenção Coimbra: ULS não vai manter centros de saúde abertos ao fim de semana

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 10-01-2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra decidiu hoje, dia 10 de janeiro, que não vai manter o alargamento de horário ao fim de semana nos centros de saúde, face à estabilização da afluência ao serviço de urgência hospitalar.

PUBLICIDADE

publicidade

“A ULS de Coimbra centra agora as suas respostas numa melhor gestão do internamento hospitalar, não sendo neste momento necessário manter o alargamento de horário ao fim de semana dos centros de saúde”, informou aquela estrutura, em comunicado.

PUBLICIDADE

Segundo a nota, a abertura dos centros de saúde na cidade de Coimbra no fim de semana de 06 e 07 de janeiro “teve enorme impacto na resposta dos serviços de urgência da ULS de Coimbra”, com quase 400 doentes atendimentos “com qualidade e conforto”.

Neste momento, a situação do serviço de urgência “está estabilizada”, mas “importa referir a importância dos centros de saúde na resposta à doença aguda durante o período normal de funcionamento, evitando assim que milhares de pessoas recorram ao serviço de urgência”.

Face à situação epidemiológica das últimas semanas, a ULS de Coimbra implementou medidas adicionais, que passaram também pelo aumento de camas, reforço das equipas médicas e articulação com a Segurança Social para que as estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) reforçassem os cuidados médicos e de enfermagem, antes de enviarem os utentes para os serviços de urgência.

Até esta quarta-feira estiveram adiadas as cirurgias convencionais de doentes não prioritários, mantendo-se as cirurgias programadas para doentes “internados do foro de ortopedia e especialidades cirúrgicas sediadas no Bloco de Celas e Cirurgia Cardiotorácica”.

A ULS de Coimbra integra o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), constituído pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital Geral, Hospital Pediátrico e maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos, Hospital Sobral Cid, mais o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de Cantanhede, e o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, na Tocha (concelho de Cantanhede).

Fazem ainda parte as unidades dos agrupamentos de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte e os centros de saúde de Coimbra – Celas, Eiras, Fernão Magalhães, Norton de Matos, Santa Clara e São Martinho do Bispo – de Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Mira, Mortágua e Penacova.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE