Portugal

Sabe o que fazer se o seu carro se incendiar?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 07-01-2024

São várias as causas que podem levar um automóvel a incendiar-se. Em caso de fogo num veículo, em geral a origem reside nos componentes elétricos ou no compartimento do motor, por escorrimento ou fuga de combustível ou óleo.

Quando o incêndio ocorre no habitáculo, a causa prende-se com a utilização imprópria de isqueiros, fósforos ou cigarros, ou por curto-circuito da área elétrica, explica a ACP.

Mas também existem causas externas que podem desencadear as chamas, como a idade da viatura, a temperatura exterior ou a falta de manutenção ou reparação do veículo. É, por isso, importante que a viatura seja inspecionada por especialistas.

PUBLICIDADE

De acordo com o E24, deve agir desta forma em caso de incêndio no veículo:

1.Manter a calma e sair do carro. Em caso de incêndio com a viatura em andamento, desligue o motor e pare de imediato, sem pôr em risco os restantes utilizadores da via.

2.Caso seja possível, pare o automóvel num local com o piso limpo, sem folhas secas, papéis, óleo ou outros materiais de fácil combustão.

3.Quando todos os passageiros estiverem em segurança fora do veículo, ligue para o 112.

4.Não tente apagar o fogo, a não ser que tenha meios para o fazer, nomeadamente, se possuir um extintor.

5.Caso tenha um extintor, tire o pino de segurança. Posicione-se com o vento nas costas. Em caso de incêndio no capô do motor, abra-o com cuidado e proteja as mãos da temperatura e das chamas. Aponte o jato do extintor à base das chamas e efetue a descarga

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE